Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 31 de Outubro de 2024


Saúde Quinta-feira, 26 de Maio de 2011, 13:59 - A | A

Quinta-feira, 26 de Maio de 2011, 13h:59 - A | A

MPT convoca reunião para discutir falta de equipamentos da Santa Casa

Valquíria Oriqui - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Após inspeção realizada, na tarde de ontem (25), no setor de emergência e no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Santa Casa de Campo Grande, o Ministério Público do Trabalho (MPT) convocou para hoje, às 14 horas, reunião para debater soluções para o problema da falta de respiradores artificiais e as condições de trabalho dos enfermeiros da entidade.

As secretarias de saúde do estado e município, prefeitura e a Junta Interventora estão sendo notificadas a comparecer na sede do MPT, em Campo Grande, para estudar soluções para o problema. O Ministério Público do Estado, que acompanhou a vistoria na Santa Casa, e o Ministério Público Federal, também foram convidados para participar da reunião.

Segundo denúncia do Sindicato dos Trabalhadores em Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Siems), os enfermeiros precisam realizar a respiração manual dos pacientes, em razão das falta de respiradores artificiais. A ventilação manual é realizada com um aparelho chamado “ambu”, que funciona com pressão constante das mãos, exigindo esforço e movimentos repetitivos dos profissionais. O uso do ambu pode causar dores nas mãos e braços, além do estresse em decorrência do grave estado de saúde dos pacientes. Outro problema denunciado foi a insuficiência de profissionais de enfermagem no setor de emergência.

O procurador do Trabalho Paulo Douglas Almeida de Moraes e a promotora de Justiça Sara Francisco Silva, acompanhados de representantes do Siems e da Santa Casa, percorreram alas do setor de emergência para verificar as condições de saúde e de segurança a que estão submetidos os enfermeiros e de que forma está sendo oferecido o atendimento aos pacientes. (Ascom MPT)
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS