Após investigações sobre golpes aplicados em agências bancárias em Campo Grande através da clonagem de cheques, a Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Seqüestros (Garras) prendeu no último sábado (18) um dos responsáveis pelo esquema, Helessandro Lopes dos Santos, que lesou empresários e bancos.
De acordo com o Garras, o grupo obtinha dados de empresas e pessoas físicas, e de posse das informações, preparava uma lâmina de cheque em branco autêntica do banco, na qual inseria valores a serem resgatados pelos estelionatários. Quando o banco ligava para empresa para confirmar a emissão do cheque, era feito um desvio de chamada onde outro estelionatário confirmava os dados do cheque.
Nas últimas três semanas, segundo o Garras, a quadrilha executou várias tentativas de fraudes nas agências bancárias em Campo Grande. Os golpistas obtiveram êxito em sacar R$ 40 mil em uma das agências do Banco do Brasil.
A partir desta fraude os investigadores localizaram e prenderam em um hotel da Capital Helessandro, que confeccionava os materiais usados para a fraude. Com ele foram apreendidos diversos espelhos de RG’s e mais de mil folhas de lâminas cheques em branco de diversos bancos, além de programas de computadores e apetrechos para realizar a adulteração de documentos.
As investigações, de acordo com o Garras, apontam que Helessandro agia em quase todo território nacional. Após análise em arquivos do computador que ele utilizou foram encontradas fraudes nos estados de Mato Grosso, Goiás, Maranhão, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rondônia. (Com informações do Portal Notícias MS)