Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 30 de Maio de 2014, 18:07 - A | A

Sexta-feira, 30 de Maio de 2014, 18h:07 - A | A

Convênio entre Prefeitura e Fiems qualificará 8 mil pessoas, além de oferecer 89 cursos

Da Redação (JR)

Com a assinatura do programa Campo Grande Mais Qualificado entre a Prefeitura de Campo Grande e a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) serão oferecidos 89 cursos gratuitos e oito mil vagas disponíveis para o mercado de trabalho comercial e industrial da capital. A assinatura do programa de qualificação profissional ocorreu na casa da Indústria com a presença do presidente da Fiems, Sérgio Longen e do prefeito da cidade.

Para viabilizar o programa Qualifica Campo Grande, serão disponibilizados 28 containeres salas de aula e unidades móveis do Senai, salas de aula localizadas nos 19 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), da Prefeitura Municipal e associação de moradores parceiras. O Programa tem como público alvo pessoas com idade mínima de 16 anos e que estão cadastradas ou em processo de cadastramento no CadÚnico, mesmo que não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do BPC (Benefício de Prestação Continuada), contribuindo para a qualificação dessa mão de obra e a inserção desses trabalhadores capacitados no mercado de trabalho.

O diretor corporativo da Fiems Jaime Verruk fez a exposição e detalhou todo o projeto que já tem data marcada para começar, é no próximo dia 23 de junho nas unidades móveis e nos containeres salas de aula do Senai e nas salas disponibilizadas pelos Cras do Dom Antônio Barbosa, Estrela Dalva, Popular, Vila Gaúcha, Aero Rancho, São Conrado, Canguru, Guanandi, Jardim Aeroporto, Jardim Moema, Los Angeles, Nossa Senhora Aparecida, Novos Estados, Tiradentes, Vila Nasser, Moreninha 2, Indubrasil, Cecapro, Cpaca Jardim Columbia e Centro Popular. “A nossa ideia é ir aos bairros e trazer todas as pessoas para o mercado de trabalho”, comentou.

Após assinar o protocolo de intenções o presidente da Fiems, Sérgio Longen lembrou que os alunos terão todo suporte necessário para receber a capacitação devida em todos os cursos disponíveis, inclusive com materiais e em alguns casos o custeio do transporte. “Quero dizer aos senhores secretários, vereadores e empresários que há cinco anos tínhamos este projeto pronto e só agora após pouco mais de dois meses da administração do prefeito Gilmar Olarte conseguimos concretizar este projeto. O Qualifica Campo Grande tem a finalidade e permite o acesso das pessoas no mercado de trabalho. É um projeto prático que nós deslocamos nossa equipe de professores aos bairros e as aulas serão ministradas nos CRAS e nos contêineres que tem a capacidade de abrigar 40 alunos.

De acordo com o prefeito Gilmar Olarte é necessário criar um novo distrito industrial em Campo Grande. “Este distrito industrial pode ser edificado próximo ao Terminal Intermodal de Cargas e ter capacidade de abrigar mais de 1.500 empresas. Estamos pensando grande e fazendo um planejamento para os próximos 10 e 20 anos”, finalizou.

(Fonte: Prefeitura de Campo Grande)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS