Campo Grande Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Bem-Estar Sábado, 01 de Julho de 2023, 14:48 - A | A

Sábado, 01 de Julho de 2023, 14h:48 - A | A

Coluna Bem-Estar

Entenda a importância da presença assertiva e acolhedora dos pais na educação dos jovens

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Saiba em quais aspectos a convivência familiar auxilia o desenvolvimento dos jovens e como contribuir positivamente para isso

iStock

ColunaBem-Estar

..

A família pode ser um alicerce para o desenvolvimento pessoal, social e emocional dos seres humanos; afinal de contas, é no âmbito familiar que aprendemos valores, moldamos nossa personalidade, aprendemos lições valiosas e, sobretudo, temos apoio em qualquer situação.

Seja qual for a composição do núcleo familiar, as pessoas que o integram influenciam diretamente na maneira como o indivíduo pensa e age em sociedade, na tomada de decisões, no comportamento, educação e até na formação das perspectivas de vida.

Os pais são pilares sólidos dessa fortaleza formada pelos laços afetivos. Os jovens tendem a recorrer a eles quando buscam ajuda para solucionar algum desafio típico da adolescência ou os dilemas que envolvem a vida adulta, como a pressão por escolher a carreira a ser seguida, por exemplo.

Pesquisas mostram que aqueles que cultivam relacionamentos saudáveis com os pais e familiares possuem maior probabilidade de aprimorar suas habilidades sociais como empatia, solidariedade e respeito. Além de ter uma influência direta na educação.

Diante disso, abordaremos alguns dos principais quesitos que uma família deve se atentar durante a educação de crianças e adolescentes.

Os estímulos positivos que a família pode gerar em um jovem

É importante ressaltar que cada família é única e a maneira como ela está presente e impacta na educação do indivíduo também pode variar. No entanto, diversos estudos da área da psicologia evidenciam os benefícios positivos que a construção de relacionamentos sólidos pode gerar no ser humano.

A presença acolhedora dos pais contribuirá para uma série de fatores, como:

1. Autoestima e autoconfiança
Os pais e familiares que oferecem suporte emocional encorajam seus filhos, reconhecem suas conquistas e valorizam seus esforços, gerando mais confiança para o desenvolvimento das habilidades e capacidades dos jovens.

2. Resiliência e enfrentamento de desafios
Esse fator de proteção traz estabilidade para enfrentar as adversidades com calma e resiliência, além de estimular os adolescentes a lidar com frustrações desde cedo.

3. Tomada de decisão assertiva
Quando a família está envolvida no processo de formação dos jovens, ela pode orientar, transmitir valores, incentivar comportamentos positivos e prevenir possíveis riscos. Tudo isso faz parte de uma relação saudável.

Os filhos devem se sentir estimulados para tomar suas decisões com autonomia, responsabilidade e prudência.

4. Melhora no desempenho acadêmico
Um dos dilemas mais enfrentados pelos jovens no início da vida adulta é sobre sua trajetória acadêmica para conquistar êxito no âmbito profissional. Pesquisas revelam que indivíduos cujos pais estão envolvidos ativamente em sua educação e demonstram interesse na formação possuem um alto rendimento acadêmico e se sentem mais motivados a aprender coisas novas.

Portanto, caso o jovem esteja enfrentando esse momento decisivo, o apoie, independentemente de ele escolher cursar uma faculdade de cinema, engenharia, jornalismo ou biologia. Isso fará com que as jornadas como estudante e como profissional sejam bem-sucedidas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS