Campo Grande/MS, Quarta-Feira, 06 de Julho de 2022 |
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Domingo, 03 de Abril de 2022, 12h:23
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

Aprenda a escolher uma oficina mecânica de confiança e credibilidade

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Procurar por profissionais experientes e honestos é essencial para evitar mais dor de cabeça

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

Visitar oficinas mecânicas faz parte da rotina de quem tem carro; afinal, mesmo que o veículo não esteja apresentando problemas, é importante fazer revisões de tempos em tempos, para garantir que não tenha complicações no futuro. A questão é que, dependendo do mecânico que escolher, você pode acabar tendo ainda mais dor de cabeça, pois muitos podem agir de má fé, cobrar preços desonestos pelo serviço e nem sequer resolver o defeito do veículo.


Para não passar por esse tipo de inconveniente, o primeiro passo é procurar uma oficina regulamentada pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA). Esse seria um selo de qualidade para o estabelecimento, garantindo aos clientes que todos os serviços ali prestados são de excelência, com peças regularizadas e dentro da garantia. Consequentemente, esses são lugares com um aspecto mais profissional, sendo um ambiente de trabalho organizado e que presta um bom atendimento.


Outro sinal de que a oficina é confiável são as parcerias. Muitos estabelecimentos trabalham diretamente com montadoras e fornecedoras oficiais de peças, um sinal de que fazem um trabalho sério e de qualidade. É até mais recomendado procurar uma oficina que tenha uma parceria com a montadora do seu carro, por exemplo: se você tiver um Jetta, então uma oficina parceira da Volkswagen é a melhor opção.


É claro que todo cuidado é pouco, então mesmo em lugares verificados é importante se informar bem antes de fechar qualquer serviço. Comece pesquisando bem sobre a reputação da oficina e a média de preço que o mercado costuma cobrar para o reparo em questão. Dessa forma, você evita ser pego de surpresa, e já consegue identificar se o mecânico está cobrando mais do que deveria, ou tentando trocar peças que não estão relacionadas com o defeito.


Outra forma de garantir que o lugar é de confiança é pedindo um orçamento. Explique em detalhes tudo que está acontecendo com o veículo, e deixe que o mecânico avalie para dar seu preço final. Caso você tenha pesquisado bastante sobre o assunto, provavelmente, já estará mais por dentro da questão e conseguirá identificar se o mecânico tentará incluir algo irregular no conserto, então dessa forma já é possível identificar se o estabelecimento é confiável.


Seguindo esse passo a passo à risca, você provavelmente não terá mais nenhum problema com oficinas mecânicas, e ainda poderá ajudar outros ao indicá-los para os lugares certos.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix