Como parte da cultura local, capital federal homenageia nomes do rock nacional
Muito além da capital federal, Brasília é também considerada a capital nacional do rock. Em 2016, o gênero foi considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal, devido a sua grande influência na história e na cultura locais - isso porque, de alguma forma, Brasília está diretamente ligada ao surgimento de alguns dos grandes nomes do rock brasileiro.
Em meados de 1970, um movimento punk/rock foi iniciado pelos filhos de professores da Universidade Federal de Brasília que moravam no conjunto habitacional da instituição, conhecido como Colina. Com guitarras elétricas, baixos e baterias, deram início a um movimento que tornaria Brasília o berço de bandas como Capital Inicial, Legião Urbana, Plebe Rude, entre outras.
Atualmente, é na Colina que se localiza uma das placas que marcam os 40 pontos mais importantes para a história do rock local. A Rota Brasília Capital do Rock foi lançada pela pela Secretaria de Turismo (Setur) e pela União Pioneira de Integração Social (Upis), com curadoria de Philippe Seabra e Tata Cavalcante, para consolidar a memória dos marcos do rock nacional que passaram na capital.
Philippe Seabra, em entrevista sobre a implementação da rota, destaca a importância de manter viva a memória de um movimento tão inovador para a capital federal. “A curiosidade intelectual, lucidez e urgência desses jovens de Brasília colocaram a capital no mapa cultural brasileiro, mudando para sempre a música popular brasileira”, acredita.
Com muitos marcos espalhados em diferentes pontos da cidade, a Rota Brasília Capital do Rock trouxe um novo foco turístico para a região, chamando atenção não apenas dos moradores, que agora possuem maior conhecimento sobre os locais históricos, mas também de turistas que planejam conhecer os monumentos.
Por ser grande em extensão, é comum, até mesmo, que viajantes contratem um carro por assinatura Toyota ou de outras marcas para se deslocarem com facilidade e conhecerem cada um dos locais. Para aqueles que não conhecem bem a história do rock, em cada um dos marcos há curiosidades e informações, em português e inglês, sobre os locais e sua relevância para a música brasileira.
Entre todos os pontos da rota, os mais procurados são a antiga residência de Renato Russo, fundador e vocalista da banda Legião Urbana, localizada no bloco B do SQS 303, e a Entrequadra 110/111 Sul, antigo endereço da lanchonete Food’s, ponto de encontro dos punks brasilienses.