Pesquisa destaca a popularidade das premiações e revela a preferência do público
Seja na TV, revistas, jornais, redes sociais ou outras mídias, notícias sobre premiações como o Grammy, Emmy e Oscar, sempre acabam chegando até as pessoas. Entretanto, existem aqueles que gostam de acompanhar mais a fundo e procuram frequentemente por mais informações na internet.
Um estudo feito pela Agência Conversion, evidencia que dentre as gigantes do cinema e da música, o Oscar é a premiação mais popular nas intenções de buscas de janeiro. No começo do ano, os dados mostram que as pesquisas sobre o Oscar alcançaram o número de 110.000, enquanto o Emmy obteve 74.000 e o Grammy 33.100.
Qual a relação entre as premiações?
O trio Grammy, Emmy e Oscar, representa a elite das premiações quando falamos de artes, cinema e música. Cada um possui seu próprio segmento e avaliam anualmente os melhores trabalhos e artistas de diferentes tipos de entretenimento. Adiante, é possível conhecer um pouco mais sobre a história de cada um.
● Oscar:
O The Academy Awards, conhecido como Oscar, é o mais relevante e prestigiado evento mundial relacionado ao cinema. Criado em 1927 pelo diretor de arte Cedric Gibbons e pelo escultor George Stanley, realizou sua primeira cerimônia em 1929 e se tornou o maior troféu de reconhecimento para os documentários, curtas e longas-metragens, bem como para os artistas, diretores, roteiristas e produtores envolvidos.
● Emmy:
O Emmy Awards também é uma premiação de muita importância, entretanto, com um seguimento diferente. Desde 1949, esse é o maior prêmio concedido a programas e séries de televisão, sendo por alguns mencionado como o “Oscar da TV”.
● Grammy Awards:
O Grammy Awards foi criado em 1959, e hoje é considerado o supremo reconhecimento para os artistas da música. A cerimônia engloba diferentes estilos musicais e inclui a participação de artistas consagrados de vários países, como também reconhece os novos talentos nas categorias de revelações do ano.
Todos os três eventos são compostos por muito glamour, shows e apresentações de artistas do momento, além de evidentemente contar presença de muitos famosos que posaram com seus looks autênticos no tapete vermelho. Essas premiações repercutem no mundo inteiro e quando acontecem, viram o maior assunto em todo tipo de mídia.
Por que o Oscar se destaca entre as demais premiações?
Atualmente, mesmo com o fácil acesso às séries, filmes e conteúdos disponibilizados nas plataformas de streaming, o cinema ainda é a maior indústria do audiovisual, que atrai e encanta cinéfilos em todo o mundo. Durante todo o ano, críticos e amantes dessa arte promovem discussões a respeito das produções cinematográficas e acompanham todo o processo das indicações aos prêmios.
O Oscar é considerado a premiação mais antiga ainda em vigor. Os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, avaliam produções do cinema ao nível mundial, o que garante ao vencedor grande visibilidade internacional. Para a carreira dos atores, levar uma estatueta para casa pode ser visto como o auge do reconhecimento e sucesso.
Destaques do Oscar 2024
No dia 10 de fevereiro de 2024 aconteceu o evento do Oscar no Teatro Dolby, em Los Angeles. Essa edição bateu o recorde de espectadores dos últimos quatro anos. Segundo o The Hollywood Reporter, a transmissão ao vivo atraiu 19,5 milhões de pessoas nos Estados Unidos.
Entre os destaques da noite estão: o filme Oppenheimer, que ganhou como melhor filme, assim como outros prêmios; Ryan Gosling que surpreendeu com a apresentação da música I'm Just Ken e a presença ilustre Messe, cão ator do filme Anatomia de uma Queda. Para quem não conseguiu assistir, ainda dá para conferir esses momentos na internet ou reprisar a cerimônia usando aparelhos como smartphone, tablet, chromecast ou smart tv.
O Grammy deste ano também já aconteceu, mas em setembro podemos esperar pela 76ª edição do Emmy. Portanto, ainda é possível realizar uma busca para analisar as séries e programas de TV mais aclamados do momento e fazer as apostas. Além disso, é importante ficar atento aos filmes e músicas que serão lançados, para estar por dentro dos próximos concorrentes ao Oscar e Grammy de 2025.