Campo Grande Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Educação e Carreira Domingo, 20 de Novembro de 2022, 15:27 - A | A

Domingo, 20 de Novembro de 2022, 15h:27 - A | A

Coluna Educação e Carreira

5 dicas para estudar as matérias mais difíceis em um concurso

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Além de foco e determinação, existem algumas técnicas que auxiliam na hora de estudar as matérias mais difíceis

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

Começar a estudar para um concurso público pode ser muito difícil para algumas pessoas. É comum que ao começar a estudar, as pessoas deixem as matérias que têm mais dificuldade por último, porém isso pode colocar em risco a aprovação. Matemática, Raciocínio Lógico, Física e matérias específicas da área normalmente são as grandes vilãs na hora de estudar. Porém, existem algumas técnicas e dicas que podem facilitar e otimizar os estudos para um concurso público.

Veja essas 5 dicas para estudar as matérias mais difíceis em um concurso público:

Mude sua visão em relação às matérias que têm mais dificuldade
Muitas vezes temos um bloqueio que acaba nos impedindo de progredir no estudo de algumas matérias. Esse mecanismo mental se torna um vilão e faz com que sempre deixemos as matérias que temos mais dificuldades para depois. Porém, é muito importante encararmos essas matérias como novos desafios, pois muitas vezes o que impede as pessoas de conseguir estudá-las são concepções que adquirimos quando éramos mais novos. É importante lembrar que não é necessário se tornar um profundo conhecedor dessas matérias para ser aprovado em um concurso, basta aprender o suficiente para aplicar na avaliação.

Estude os assuntos mais complicados diariamente
Não é necessário passar muitas horas por dia estudando uma única matéria, mas é importante que as matérias que você tem mais dificuldade apareçam no seu cronograma de estudos diariamente. Estudar todos os dias essas matérias que são mais complexas, insistindo nelas, fará com que elas se tornarem menos complexas progressivamente.

Pratique resolvendo exercícios e faça anotações
Resolver exercícios após algum tempo estudando um assunto é a melhor forma de avaliar o que foi aprendido. Quanto mais exercícios você fizer, mais vai fixar o seu aprendizado e encontrar os pontos que têm dificuldade. Fazer anotações e conferi-las sempre que surgir alguma dúvida, além de ajudar a fixar o conteúdo com mais facilidade, otimiza o tempo de estudo.

Evite distrações na hora de estudar
Vivemos em um tempo onde temos muitos dispositivos que podem causar distrações na hora de estudar. Mesmo que você esteja utilizando um celular ou computador para realizar seus estudos, é importante que o foco seja totalmente nas matérias. Por isso, uma dica é desativar as notificações de redes sociais, para não desviar o foco e prejudicar seus estudos, principalmente em matérias de maior complexidade.

Utilize materiais de estudo que funcionem para você
Muitas vezes quando vamos realizar um concurso público, como concurso da receita federal, INSS, Polícia Federal, entre outros, alguém acaba indicando algum material que utilizou para estudar nesses mesmos concursos. Porém, nem todo material de estudo se adequa a todas as pessoas. É importante procurar materiais e aulas que tenham linguagens e métodos que se combinem com seu estilo de estudar. Cada pessoa tem um tempo de aprendizado diferente e alguns métodos não funcionam para todos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS