Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Educação e Carreira Sábado, 15 de Julho de 2023, 14:26 - A | A

Sábado, 15 de Julho de 2023, 14h:26 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Carreira de motorista: quais as possibilidades de atuação na área?

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Conheça as diferentes variações da profissão de motorista e o que é preciso para aderir a cada uma delas

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

..

O ofício de motorista sempre foi de grande importância, e hoje atrai cada vez mais pessoas, devido ao seu modelo mais flexível de trabalho. Grande parte dos profissionais da área são autônomos e fazem seus próprios horários; além disso, a diversidade de ocupações no segmento também é muito atrativa, pois dá bastante liberdade para o trabalhador escolher qual atende melhor suas necessidades.

Antes de mais nada, é válido ressaltar que é necessário ter uma carteira de habilitação específica para exercer atividade remunerada como motorista. Ao atingir esse requisito, basta escolher como irá atuar na área, dentro das seguintes possibilidades:

Taxista

Uma das formas mais tradicionais de se trabalhar como motorista, mas que vem se tornando cada vez menos popular, devido aos aplicativos de transporte. Um taxista pode trabalhar diretamente para uma empresa ou ter seu próprio táxi, prestando serviços de forma autônoma. Ainda é um recurso amplamente utilizado no meio corporativo.

Motorista corporativo

Algumas empresas contam com seus próprios motoristas para fazer o trabalho de buscar e levar pessoas. Na prática, seria como um motorista particular, com a diferença de que o profissional não trabalha para uma pessoa específica, e sim para uma corporação.

Motorista particular

Também conhecidos como “chofers”, os motoristas particulares trabalham para uma única pessoa ou família. Eles podem ser contratados diretamente pelo cliente ou atuar em empresas terceirizadas que fornecem esse tipo de serviço. Por isso, um motorista corporativo também pode acabar se tornando particular.

Motorista de ônibus

Uma das profissões mais importantes em qualquer cidade, os motoristas de ônibus podem trabalhar para empresas privadas que circulam no município ou para a própria prefeitura. É necessário ter CNH com categoria C ou D e trabalhar em turnos, com horários predefinidos e regras específicas.

Transporte escolar

O transporte escolar pode ser atrativo por dar mais autonomia ao profissional, pois a maioria possui sua própria van e trabalha por conta. Contudo, é um ofício delicado e de extrema responsabilidade, já que envolve transportar crianças diariamente. É importante ser responsável com horários e muito cauteloso no trânsito.

Caminhoneiro

Responsáveis por transportar mercadorias e todo tipo de carga ao redor do Brasil, os caminhoneiros também se encaixam como uma das profissões mais essenciais do país. Para seguir carreira na área, é preciso ter CNH com categoria C, D ou E e estar disposto a passar vários dias na estrada.

Motorista de aplicativo

Por fim, os motoristas de aplicativos vêm sendo a alternativa mais popular entre pessoas que estão ingressando na área. Basta se associar a um app de transporte, e, a partir disso, é possível trabalhar da forma como desejar, seguindo seus próprios horários e preferências.

No caso daqueles que não possuem um veículo próprio, pode ser interessante pesquisar como alugar um carro para Uber. É uma alternativa bastante viável para quem deseja trabalhar na área sem precisar investir em um automóvel particular, que também costuma vir acompanhado de muitos impostos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS