Na assinatura, o cliente arca com parcelas fixas que incluem diferentes custos, como emplacamento, seguro, manutenção, revisões e troca de pneus
Nos últimos anos, a modalidade de carro por assinatura tem atraído a atenção de muitos consumidores, especialmente, entre aqueles que buscam praticidade e uma maneira mais flexível de ter um veículo sem as enrolações da compra tradicional.
De acordo com dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), estima-se que os carros por assinatura já representam uma parcela significativa, entre 8% e 10%, da frota total do setor de locação de veículos. Em 2023, atingiu a marca de 1,57 milhão de veículos.
Mesmo assim, ainda existem algumas dúvidas sobre como esse modelo funciona, no que se refere aos custos, como o IPVA. Ao contratar um serviço de carro por assinatura, o cliente paga uma mensalidade fixa que cobre algumas despesas do automóvel. O que está incluso nesse valor pode variar conforme a empresa e o plano.
Em linhas gerais, garante o emplacamento, seguro, manutenção e revisões programadas, assistência 24h e, em alguns casos, a troca de pneus. Os custos são cobertos pelas parcelas mensais, ou seja, no dia a dia, não é necessário se preocupar com a burocracia e os gastos adicionais que normalmente envolvem a posse de um carro.
E o IPVA?
No modelo mais tradicional de um veículo, o proprietário é responsável por pagar o IPVA. Por outro lado, na assinatura de carro, esse compromisso é da empresa que oferece o serviço. Isso significa que, tecnicamente, a locadora paga o IPVA, essa despesa está embutida na mensalidade.
Uma das vantagens é que ela está diluída ao longo do contrato de assinatura, o que torna a gestão financeira do orçamento mais previsível e controlada. Em vez de precisar reservar um valor considerável no começo do ano para cobrir o IPVA, é possível planejar-se melhor.
Outros benefícios do carro por assinatura
Ao optar pela assinatura do carro, o consumidor ganha outras vantagens, além da conveniência de não ter que lidar com o IPVA. Por exemplo:
● troca de veículo: após o término do contrato, é possível renovar a assinatura e pegar um modelo novo ou seminovo, sem a dor de cabeça de vender o carro usado.
● comodidade: a locadora cuida de toda a parte burocrática, como emplacamento, seguro e manutenções, liberando para aproveitar o carro sem preocupações.
● segurança: tem assistência 24 horas em caso de imprevistos, como pane elétrica ou guincho.
Resumidamente, o carro por assinatura se apresenta como uma alternativa inteligente para quem busca mais previsibilidade financeira. Embora o custo do IPVA esteja incluído nas parcelas, o benefício de não precisar arcar diretamente com esse imposto, além de outras vantagens, torna essa opção um bom negócio para quem deseja evitar os trâmites de um veículo próprio.