Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2025


Educação e Carreira Sábado, 15 de Fevereiro de 2025, 14:46 - A | A

Sábado, 15 de Fevereiro de 2025, 14h:46 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Carro por assinatura: quem paga o IPVA?

Por Thais Hott

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Na assinatura, o cliente arca com parcelas fixas que incluem diferentes custos, como emplacamento, seguro, manutenção, revisões e troca de pneus

RafaPress/iStock

ColunaEducaçãoECarreira

..

Nos últimos anos, a modalidade de carro por assinatura tem atraído a atenção de muitos consumidores, especialmente, entre aqueles que buscam praticidade e uma maneira mais flexível de ter um veículo sem as enrolações da compra tradicional.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), estima-se que os carros por assinatura já representam uma parcela significativa, entre 8% e 10%, da frota total do setor de locação de veículos. Em 2023, atingiu a marca de 1,57 milhão de veículos.

Mesmo assim, ainda existem algumas dúvidas sobre como esse modelo funciona, no que se refere aos custos, como o IPVA. Ao contratar um serviço de carro por assinatura, o cliente paga uma mensalidade fixa que cobre algumas despesas do automóvel. O que está incluso nesse valor pode variar conforme a empresa e o plano.

Em linhas gerais, garante o emplacamento, seguro, manutenção e revisões programadas, assistência 24h e, em alguns casos, a troca de pneus. Os custos são cobertos pelas parcelas mensais, ou seja, no dia a dia, não é necessário se preocupar com a burocracia e os gastos adicionais que normalmente envolvem a posse de um carro.

E o IPVA?

No modelo mais tradicional de um veículo, o proprietário é responsável por pagar o IPVA. Por outro lado, na assinatura de carro, esse compromisso é da empresa que oferece o serviço. Isso significa que, tecnicamente, a locadora paga o IPVA, essa despesa está embutida na mensalidade.

Uma das vantagens é que ela está diluída ao longo do contrato de assinatura, o que torna a gestão financeira do orçamento mais previsível e controlada. Em vez de precisar reservar um valor considerável no começo do ano para cobrir o IPVA, é possível planejar-se melhor.

Outros benefícios do carro por assinatura

Ao optar pela assinatura do carro, o consumidor ganha outras vantagens, além da conveniência de não ter que lidar com o IPVA. Por exemplo:

● troca de veículo: após o término do contrato, é possível renovar a assinatura e pegar um modelo novo ou seminovo, sem a dor de cabeça de vender o carro usado.
● comodidade: a locadora cuida de toda a parte burocrática, como emplacamento, seguro e manutenções, liberando para aproveitar o carro sem preocupações.
● segurança: tem assistência 24 horas em caso de imprevistos, como pane elétrica ou guincho.

Resumidamente, o carro por assinatura se apresenta como uma alternativa inteligente para quem busca mais previsibilidade financeira. Embora o custo do IPVA esteja incluído nas parcelas, o benefício de não precisar arcar diretamente com esse imposto, além de outras vantagens, torna essa opção um bom negócio para quem deseja evitar os trâmites de um veículo próprio.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS