Saiba como a graduação em Relações Internacionais prepara profissionais para um cenário global dinâmico e desafiador
Relações Internacionais é uma área que investiga as conexões entre nações, organizações e empresas. O curso bacharelado de Relações Internacionais, que dura de 4 a 5 anos, permite entender e lidar com questões de nível global. De acordo com dados da Glassdoor, plataforma de recrutamento, encontram-se oportunidades com salários médios de R$ 4.916.
No setor público, é possível trabalhar em ministérios, embaixadas, consulados, agências governamentais e instituições como a ONU e o Mercosul. Na iniciativa privada, há espaço para atuar em empresas multinacionais, instituições financeiras, consultorias e organizações não governamentais (ONGs).
Como é o curso de Relações Internacionais?
Durante a graduação, o estudante terá uma imersão completa em três pilares fundamentais: economia, direito e política. Essa base é o que permite compreender as complexidades da profissão. Nos primeiros semestres da faculdade de Relações Internacionais, os conceitos teóricos são a principal metodologia para desenvolver as competências necessárias para análise e pesquisa.
No entanto, conforme os próximos períodos, as aulas são mais práticas, com simulações que podem ajudar a aprimorar habilidades de comunicação, argumentação e tomada de decisão, justamente, para construir e manter relações saudáveis entre países, ao negociar acordos e mediar disputas. Muitas faculdades exigem estágio obrigatório, caso contrário, vale muito a pena fazer.
Faz toda diferença ter uma experiência mais próxima das atividades do dia a dia do futuro profissional; por isso, recomenda-se buscar vagas a partir do quarto semestre. Ao final da graduação, é necessário produzir um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre um tema de escolha do estudante. É uma excelente oportunidade para aprofundar conhecimentos em uma área específica e dar os primeiros passos na carreira profissional.
Por que fazer Relações Internacionais?
Os graduados podem seguir por diversos caminhos, como a diplomacia, o comércio exterior, as organizações internacionais, segurança e desenvolvimento global. Essa variedade de caminhos proporciona que cada profissional encontre a área que mais se alinha de acordo com interesses e habilidades.
Além disso, a demanda por pessoas qualificadas é crescente. O mercado de trabalho oferece salários competitivos e a possibilidade de construir uma carreira satisfatória e promissora em empresas multinacionais, governos e consultorias direcionadas. Outro ponto alto da graduação são os programas de intercâmbio, que concedem uma experiência única.
Não menos importante, Relações Internacionais é responsável por contribuir para um mundo mais justo e sustentável. Ao trabalhar em questões urgentes, como direitos humanos, sustentabilidade e paz, os graduados podem fazer a diferença e deixar um legado positivo para as futuras gerações.