Apesar de ser sempre lembrada para textos, essa ferramenta também pode ser bastante útil para alcançar diferentes públicos em diferentes comunidades na internet
Para a empresa engajar o seu público-alvo atualmente, é crucial que ela tenha uma presença digital, e as redes sociais são essenciais para isso. Para maximizar sua eficácia, é preciso usar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) adaptadas para essas plataformas. Apesar de ser tradicionalmente associada a sites e blogs, essa ferramenta pode ampliar o alcance e a visibilidade da marca nas redes sociais.
Otimização dos perfis
Para melhorar o SEO nas redes sociais, é preciso garantir que os perfis corporativos estejam completos e otimizados. Para isso, o ideal é escolher um nome que represente a marca e seja fácil de os usuários encontrarem.
Também é importante utilizar palavras-chave relevantes na biografia das redes sociais, para descrever os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Além disso, incluir links para o site oficial da marca e páginas de destino específicas facilita o tráfego de usuários entre as plataformas.
Produção de conteúdo relevante
Para criar conteúdos de qualidade que potencializam o SEO das plataformas nas redes sociais, é preciso incorporar palavras-chave relevantes no conteúdo, sempre alinhadas às buscas do público-alvo da empresa.
Variar formatos, diversificando entre textos, imagens, reels e infográficos, para atender às preferências de diferentes usuários, também ajuda a potencializar o SEO. Sem contar que ter uma frequência nas postagens é crucial para aumentar o engajamento e a relevância do perfil.
Uso estratégico de hashtags
As hashtags podem funcionar como palavras-chave nas redes sociais, facilitando que usuários descubram o conteúdo gerado pelo perfil corporativo. Para gerar relevância dentro da plataforma, é preciso usar hashtags ligadas diretamente ao conteúdo e ao setor de atuação. Sem contar que o equilíbrio no uso de hashtags populares com algumas mais específicas pode alcançar tanto um público amplo quanto o segmentado dentro da plataforma.
Engajamento com o público
Unido a tudo isso, interagir com os seguidores pode gerar fortalecimento na presença da marca, além de melhorar seu posicionamento no mercado. Portanto, é essencial responder rapidamente a comentários e mensagens, para demonstrar atenção e compromisso.
Além disso, usar ferramentas das redes sociais, como stories, para promover enquetes, perguntas e outros formatos para interagir com os seguidores, pode aumentar o engajamento com os seguidores da página.
Compartilhamento de conteúdos do site oficial
Ao compartilhar os conteúdos publicados no site corporativo nas redes sociais da empresa, é possível ampliar o alcance do material e também gerar um tráfego mais qualificado. Para isso, é preciso incluir links para artigos, produtos ou serviços específicos, para facilitar o acesso dos usuários.
Incorporar Call to Action, também conhecido como CTA, pode incentivar o clique, a navegação para o site da empresa e também a interação com a publicação dentro da plataforma, aumentando o alcance.
Monitoramento e análise de desempenho
O ideal é avaliar regularmente o desempenho das estratégias adotadas em todas as plataformas e realizar ajustes e melhorias sempre que necessário. Para isso, é preciso ter métricas relevantes, como alcance, engajamento, cliques e conversões. Para uma análise mais precisa, utilizar ferramentas analíticas, tanto as oferecidas pelas próprias redes sociais quanto terceirizadas, pode gerar insights valiosos.
Consistência na identidade visual e de marca
Manter uma identidade visual coerente entre as plataformas reforça o reconhecimento da marca. Para isso, sempre ter como base o logotipo e as cores oficiais da empresa, além de adotar um tom de comunicação alinhado aos valores e à personalidade da marca, pode ser um bom caminho.
Aplicar essas estratégias nas redes sociais corporativas não apenas aumenta o alcance orgânico, como fortalece a presença digital da marca. Essa integração do SEO nas redes sociais resulta em perfis mais relevantes e engajados, contribuindo para os objetivos de marketing digital da marca.