Campo Grande 00:00:00 Domingo, 27 de Abril de 2025


Educação e Carreira Quarta-feira, 05 de Junho de 2024, 11:57 - A | A

Quarta-feira, 05 de Junho de 2024, 11h:57 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Trader: saiba o que faz esse operador profissional da bolsa de valores

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Viver exclusivamente de investimentos no mercado acionário é considerado uma profissão específica, mas exige um conhecimento profundo na prática

MicroStockHub / iStock

ColunaEducaçãoECarreira

..

Muitos investidores enxergam a bolsa de valores como uma grande fonte de renda extra, trazendo inúmeras possibilidades de multiplicar o seu dinheiro em quantias variadas. Contudo, para algumas pessoas, essa rotina de investimentos pode representar 100% da sua fonte de renda, existindo até mesmo uma profissão específica para aqueles que vivem do mercado acionário: os traders.

Do inglês, trade significa troca, o que já descreve a função principal desses profissionais. Esses investidores fazem dinheiro apenas através da compra e venda de ativos na bolsa de valores, podendo adotar diferentes estratégias que os separam em algumas categorias. De uma forma geral, é uma função que exige amplo conhecimento do mercado acionário e grande preparo psicológico para lidar com a volatilidade dos investimentos.

Tipos de traders

Ao todo, existem seis variações de traders, sendo definidas de acordo com a abordagem do investidor. A primeira são os chamados day traders, que focam em lucros rápidos e costumam comprar e vender uma ação no mesmo dia. O segundo tipo são os swing traders, que não têm tanta pressa para lucrar e seguram suas ações por semanas e até meses, visando máxima lucratividade.

Os sales traders seriam uma espécie de consultores da bolsa de valores, agindo em nome de terceiros e oferecendo sua expertise a respeito de quais ações comprar e quando vendê-las. Já os scalper traders são uma variação dos day traders, consistindo em uma categoria que prioriza pequenos lucros, através de operações rápidas e básicas.

Os position traders são um grupo mais conservador, que compram ações para obter lucros em longo prazo e só as vendem durante uma “oportunidade de ouro”. Por fim, temos os brokers, que são apenas uma variação dos sales traders: profissionais que assumem os investimentos de outras pessoas com suas próprias estratégias, lucrando através de suas comissões.

O que é necessário para ser um trader?

Não existe nenhuma formação acadêmica específica para quem deseja seguir a carreira de trader, sendo necessário apenas um amplo conhecimento e visão estratégica a respeito do mercado financeiro para se sair bem-sucedido. Contudo, é preciso providenciar algumas certificações que garantem autorização para atuar profissionalmente na bolsa de valores.

A Certificação de Gestores ANBIMA (CGA), Certificação Nacional do Profissional de Investimento (CNPI) e a aprovação na prova da Ancord são os principais requisitos para seguir carreira na área. Com isso, ganha-se o título de Agente Autônomo de Investimentos, garantindo a permissão para comprar ações no nome de terceiros.

Com isso, basta escolher uma plataforma de alta performance para começar a investir, como é o caso da plataforma Tryd, utilizada por traders profissionais e de diferentes categorias.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS