Estudo da Microsoft revela que IA já é parte do dia a dia de 74% das micros, pequenas e médias empresas brasileiras e impacta positivamente os negócios
Um estudo encomendado pela Microsoft à Edelman Comunicação mostra que a inteligência artificial (IA) se tornou realidade para a maioria das micros, pequenas e médias empresas (MPMEs) brasileiras. Na pesquisa, 74% das empresas entrevistadas afirmaram que já estão usando IA em suas operações, um aumento significativo em relação aos 61% do ano anterior.
O levantamento, que está em sua quarta edição, traça um panorama de como as MPMEs estão se adaptando às transformações digitais e qual o papel que a IA está desempenhando em seus negócios. Entre as principais motivações para a adoção da IA, estão a melhoria da experiência do cliente (61%), o ganho de eficiência e produtividade (54%) e a garantia da continuidade do negócio (46%).
A principal área de aplicação da IA nas MPMEs é o atendimento ao cliente: 69% das empresas usam IA como assistentes virtuais; 64% das empresas usam IA para agilizar tarefas repetitivas; e 43% das empresas já estão usando IA para gerar textos ou imagens.
Além disso, 94% das empresas entrevistadas afirmaram que veem um impacto positivo da IA na produtividade do trabalho; 91% das empresas entrevistadas disseram que houve uma melhora na qualidade do trabalho com a IA; e 88% dos entrevistados disseram que a IA impactou positivamente o nível de satisfação dos funcionários.
Para compra e venda de imóveis, a ferramenta que ainda se destaca é o CRM imobiliário, desenvolvido para o setor de forma específica. Dessa forma, é totalmente personalizado para o dia a dia dos corretores de imóveis e imobiliárias, acompanhando todo o processo com foco no relacionamento de longo prazo com o cliente.
Entre os benefícios da inteligência artificial para as micro, pequenas e médias empresas, está o ganho de eficiência e produtividade: 72% das empresas citaram ganho de eficiência e produtividade; e 46% das empresas relataram reduzir despesas como outra vantagem. Ainda destacam-se como benefícios a tomada de decisão baseada em dados e a diminuição de erros humanos.
Dessa forma, a inteligência artificial está se consolidando como uma ferramenta de apoio essencial para o dinamismo e o sucesso das micros, pequenas e médias empresas brasileiras. A tecnologia oferece oportunidades significativas para otimizar operações, aprimorar o atendimento ao cliente e impulsionar o crescimento dos negócios.