Campo Grande 00:00:00 Sábado, 23 de Novembro de 2024



Saúde Quinta-feira, 05 de Janeiro de 2012, 16:23 - A | A

Quinta-feira, 05 de Janeiro de 2012, 16h:23 - A | A

Ministério da Saúde alerta sobre os riscos causados pelo sol

Renata Santos - Especial para o Capital News (www.capitalnews.com.br)

Sol, calor e férias combinação perfeita para o verão que esta fazendo na Capital Morena, mas os especialistas da saúde alertam sobre os perigos do sol excessivo sem proteção. Segundo os médicos, desidatração e queimadura da pele são algumas das principais conseqüências de um verão sem cuidados básicos.

Por isso é preciso ficar atento, conforme informações do Ministério da Saúde o sol em excesso, além de fazer mal para beleza e saúde da pele, também podem causar insolação. Os sintomas podem incluir intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura; temperatura do corpo elevada; diarréia; pele avermelhada e seca, e em casos mais graves, pode causar inconsciência.
Para evitar que isso aconteça o Ministério alerta que é necessário beber mais líquidos do que sua sede sinaliza, usar roupas leves e claras e manter uma alimentação leve, com frutas e verduras, além de usar filtro solar, mesmo nos dias nublado. Essas são medidas importantes para o bem estar durante o verão.

Atenção quanto aos horários:

O horário entre 10h e 16h tem grande incidência de raios ultravioleta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer da pele. A orientação é para que a pessoa procure a sombra neste período. Segundo informações do Ministério, a pele leva de 48 a 72 horas para produzir e liberar a melanina, pigmento que dá cor à pele. O bronzeamento ocorre gradativamente. Portanto, não adianta querer se bronzear em um só dia. Cuide-se.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS