Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025


ENTREVISTA Segunda-feira, 22 de Setembro de 2008, 09:13 - A | A

Segunda-feira, 22 de Setembro de 2008, 09h:13 - A | A

Exclusivo: Iara Costa é a quarta candidata à prefeitura entrevistada pelo Capital News

Lucia Morel e Jefferson Gonçalves - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A quarta entrevista dos candidatos à Prefeitura de Campo Grande no Capital News é com a candidata do Partido da Mobilização Nacional (PMN), Iara Costa. A intenção do site é levar ao leitor as propostas de todos os cinco candidatos, promovendo uma oportunidade democrática para o eleitor escolher o candidato que julgar mais apto ao governo de Campo Grande.

Única mulher a disputar as eleições municipais em Campo Grande, a candidata traz uma proposta inovadora nos atendimentos na área da saúde, que segundo Iara, passarão a ser realizados em clínicas particulares, sendo que a prefeitura irá arcar com os custos das consultas para a população de baixa renda. “Crianças de até sete anos, gestantes, idosos e pessoas com necessidades especiais. Estas pessoas não serão mais atendidas nos postos de saúde e sim nos consultórios e clínicas conveniadas e a prefeitura paga pelos atendimentos”, promete. Além disso ela fala na criação de um número 0800 para que a população possa marcar as consultas.

Iara Costa destaca também a criação de corredores exclusivos para ônibus para agilizar o transporte na Capital e também a construção de um terminal único, que possibilitará a escolha do destino correto ao passageiro, sem a necessidade de se passar por vários terminais.

A candidata cita também que pretende gerar mais emprego e renda na Capital através de parcerias público-privadas (PPPs) e qualificação profissional.

Confira a seguir a entrevista na íntegra:

Capital News: Por que o Sr.(a) quer ser candidato da nossa capital do MS?
Iara Costa:
Porque acredito que Campo Grande pode ficar melhor, com melhor qualidade de vida especialmente para os mais necessitados, os moradores das periferias, com mais saúde, mais segurança, mais educação.

Capital News: Na sua visão Candidato, quais os três maiores problemas de nossa capital. Qual a sua proposta para melhorar essas áreas?
Iara Costa:
Entre os vários problemas, os mais gritantes são a saúde, a segurança e o transporte coletivo.
Para saúde nosso projeto viabiliza a criação de uma central informatizada e telefônica com serviço 0800 para que qualquer cidadão possa marcar a consulta que necessita por telefone. Firmaremos um convênio com profissionais de saúde, clínicas, hospitais e laboratórios e estes atenderão a população que mais necessita: crianças de até sete anos, gestantes, idosos e pessoas com necessidades especiais. Estas pessoas não serão mais atendidas nos postos de saúde e sim nos consultórios e clínicas conveniadas e a prefeitura paga pelos atendimentos.
Segurança: embora seja matéria do governo estadual e federal, o município não pode se eximir da sua parcela de responsabilidade. Investimentos na educação, na iluminação pública, instalação de câmeras para monitoramento de alguns setores da cidade, são algumas das providencias que poderão melhorar a segurança em nossa cidade.
Transporte coletivo: criar “corredores” específicos para linhas de ônibus, criar a Companhia Municipal de Transporte, implantar um Terminal Central para onde irão todas as linhas e de lá os passageiros escolhem o destino final, sem precisar passar por vários terminais, otimizando assim o tempo e a qualidade dos serviços. Qualificar o profissional do transporte coletivo, trazer de volta os cobradores demitidos e contratar mais profissionais, qualificando-os e preparando-os para atender a população.
Capital News: Para administrar uma cidade, é necessário ter o apoio dos vereadores, e para isso é necessário a construção de uma base política na Câmara. Como montar uma base política para dar sustentação a sua administração?
Iara Costa: Estabelecendo parcerias com os vereadores eleitos, apresentando projetos que tenham como objetivo principal o bem estar da população. Vereadores que realmente tenham interesse no melhor para a população votarão favoravelmente aos projetos apresentados para esse fim.

Capital News: Quantos vereadores a sua chapa/coligação pretende eleger?
Iara Costa:
Nossa chapa tem chances reais de eleger dois vereadores.

Capital News: Um dos maiores problemas no Brasil está relacionado com a falta de emprego. Como se pretende gerar empregos aqui na capital?
Iara Costa:
A geração de emprego e renda, passa necessariamente pela qualificação profissional e investimentos maciços na educação. A construção civil, assim como o turismo de negócios, o comércio, o agronegócio são geradores de emprego e renda. Com incentivos e qualificação profissional teremos mais geração de empregos em nossa capital.

Capital News: Na área habitacional. A senhora teria projeto para construção de casa própria para os menos favorecidos?
Iara Costa:
Em nossa administração, a construção de casas populares com condições dignas para as famílias menos favorecidas é uma de nossas prioridades, para isso buscaremos recursos junto aos governos federal e estadual e até mesmo em parcerias público-privadas. Hoje as casas entregues à população de baixa renda são entregues sem acabamento, em locais distantes e sem a mínima infra-estrutura necessária e em nosso governo entregaremos casas com a estrutura necessária.
Capital News: No seu plano de governo, quais outros prioridades que nós podemos destacar para os eleitores de Campo Grande? Fale um pouco sobre como a senhora pretende viabilizar essas prioridades.
Iara Costa: Buscando parcerias com os governos estadual e federal, parcerias-público privadas, incentivos fiscais, investindo mais nos setores da saúde, educação e segurança pretendemos viabilizar nossos projetos.
Capital News: Candidato, qual seria a Campo Grande que a senhora sonha ?
Iara Costa: Uma Campo Grande realmente para todos, especialmente os mais carentes, mais também sem esquecer daqueles que geram empregos. Uma capital mais justa, mais clara para todos os cidadãos que aqui vivem.

Capital News: Sua mensagem final para o eleitor campo-grandense.
Iara Costa:
Tenho total confiança que existe a possibilidade de melhorar a nossa capital com os projetos que apresentamos, são projetos viáveis, tenho confiança também nos servidores públicos, aqueles que prestaram concurso para ocupar seus cargos, são eles que dão vida à administração – independentemente do prefeito eleito.
Os compromissos que assumimos com as categorias menos favorecidas como a dos feirantes, dos motoristas e cobradores de ônibus, dos servidores públicos e além dessas classes tantas outras que são “esquecidas”, são compromissos sérios e honraremos custe o que custar. Aos moradores das periferias, dos bairros menos favorecidos meu carinho, meu agradecimento pela acolhida, pela atenção que nos deram. A todos meu muito obrigado.

Leia também:
Henrique Martini Suél Ferranti Pedro Teruel Nelson Trad Filho


.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS