Uma quadrilha que praticava assaltos a ônibus na região do Bolsão foi desmantelada pela “Operação Carruagem”, deflagrada ontem pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) e o Garras (Grupo Armados de Repressão a Roubos, Assaltos e Sequestros).
Seis pessoas, Evandro Martins, 23, Edvaldo Ribeiro, 39, Marcos Rocha, 29, Hilton de Oliveira, Jorge dos Santos, 32, e Vagner Pereira, 23, residentes no município de Água Clara, foram presas durante a operação. De acordo com a PRF, apenas dois mandados de prisão não foram cumpridos.
A polícia estima que cerca de 30 ônibus foram alvo do grupo durante aproximadamente um ano que o grupo agiu na região. Para a PRF, cada assalto rendia em torno de R$ 10 mil. “Foram quase seis meses investigando os casos, seguindo os passos da quadrilha, para poder desencadear a operação.” – explica superintendente regional da PRF, Valter Aparecido Favaro.
Jorge Augusto dos Santos é apontado como chefe da quadrilha que abordava ônibus, tanto de turismo quanto de viagem, nas rodovias da região para praticar a ação. Segundo o Garras, os assaltantes armados emparelhavam os automóveis e obrigavam o motorista a parar o ônibus. Depois de tomado o veículo de passageiros eles conduziam a ação para as estradas vicinais, onde eram realizados os assaltos, retirando bens dos passageiros, como laptops, relógios e celulares, os quais revendiam para o comércio de Água Clara.
A ação das polícias recebeu o nome de “Operação Carruagem” em alusão aos filmes de faroeste, onde os bandidos em seus cavalos praticam furtos em carruagens que viajavam levando pessoas.
Video