Representantes de entidades de classe, do comércio, serviço, turismo, cultura, universidades, urbanistas e conselheiros municipais participam, neste sábado, (06.06) da 1ª Oficina de Discussão sobre a Revitalização do Centro da Cidade. O Encontro, específico para participantes inscritos, é promovido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio do Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano). A abertura será feita às 8h30min, na Escola de Governo (antigo Cecap) pelo prefeito Nelson Trad Filho e pela diretora presidente do Planurb, Marta Lúcia Martinez.
A Oficina será uma oportunidade para que diversos setores da sociedade apresentem sugestões, façam questionamentos e tenham mais detalhes sobre a elaboração do Plano Local para as Zonas Especiais de Interesse Cultural do Centro, documento que norteará todo o processo de revitalização da área central da cidade. Durante o evento, o prefeito e a diretora presidente do Planurb, vão lançar o site oficial do Plano Local.
Marta Martinez destaca a importância da revitalização do centro da cidade para Campo Grande que, além de incentivos comerciais, turísticos e de infraestrutura, contará principalmente com uma revolução em relação ao resgate da identidade histórico-cultural. “Não existirá somente uma reestruturação física e econômica, esse processo resultará em uma revitalização cultural”, exemplifica a diretora. Para que seja um processo bastante debatido pela sociedade, a diretora adianta que as discussões acontecerão por meio de oficinas com a participação de segmentos da sociedade e por audiências públicas abertas à população.
Neste primeiro encontro na Escola de Governo, representantes de diversos segmentos terão em pauta discussões pontuais das potencialidades, pontos críticos, carências e oportunidades apresentadas na região central da cidade. A intenção é reunir o maior número de propostas possível para subsidiar essa etapa de diagnóstico. Os estudos de elaboração do Plano Local estão na fase de coleta de informações, sistematização dos dados, estudos e diagnósticos de todos os pontos discutidos. A próxima etapa consistirá na conclusão das diretrizes para a revitalização do centro da cidade.
Informações e interatividade – O site do Plano Local de Revitalização do Centro da Cidade poderá ser encontrado no portal da Prefeitura de Campo Grande (www.pmcg.ms.gov.br) onde terá um link específico de acesso. O site trará informações detalhadas de todo o processo de discussão e elaboração do Plano Local, sendo um canal de divulgação de eventos, encontros, oficinas e audiências públicas. Terá ainda um espaço aberto para sugestões e dúvidas da população. “O Plano Local será construído com a sociedade. Sabemos que quando há discussão dos desejos, das reivindicações de uma comunidade, o resultado final tem muito mais chance de ser bem-sucedido”, afirma Marta Martinez.