A 18ª edição da Ação Global, realizada ontem (14) no Parque Tarsila do Amaral, no Bairro Nova Lima, em Campo Grande, chegou ao fim do dia com a marca de 45.052 atendimentos nas áreas de cidadania , educação, saúde e lazer para 11.169 pessoas, alcançando, dessa forma, a meta prevista de 45 mil atendimentos informou a assessoria do evento. Neste ano, o evento, realizado pelo Sesi e TV Morena, envolveu 102 parceiros, sendo 7 indústrias, e 1.488 voluntáriosi.
Apenas na área de lazer foram 14.938 atendimentos, enquanto na área de saúde foram 9.013 e, na área de educação, mais 6.623, outros 4.220 na área de cidadania e 10.258 em outros serviços. A Ação Global foi aberta pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, acompanhado por mais de 50 lideranças comunitárias das regiões norte e sul de Campo Grande.
As pessoas presentes na Ação Global deste ano tiveram a oportunidade de efetuar a pré-inscrição nos cursos gratuitos de qualificação profissional do Senai nas áreas da construção civil e do vestuário oferecidos na região no âmbito do Programa Indústria Ativa Campo Grande. Ao todo, durante o sábado, foram 432 pré-inscrições nos cursos de armador, carpinteiro, pintor, eletricista predial, encanador, pedreiro e costura industrial para atender as demandas das indústrias da construção civil e do vestuário e têxtil.
Parceiros
A 18ª edição do evento no Estado, contou com a parceria da Tv Morena, da Câmara Municipal de Campo Grande e o Sesi.
Segundo o diretor-regional do Senai, Jaime Verruck, a novidade deste ano da Ação Global de oferecer a pré-inscrição nos cursos gratuitos de qualificação já foi realizado também em outros bairros da Capital. “A avaliação é positiva aqui na região norte, pois temos um núcleo industrial próximo e várias empresas também estão se instalando por aqui. Diante disso, se faz necessária a qualificação da mão-de-obra presente”, declarou.
População
Primeira da fila para entrar no Parque Tarsila do Amaral, a dona de casa Alexssandra de Lima Coelho, 26 anos, disse que chegou às 2h30 acompanhada pelos cinco filhos para garantir a emissão da carteira de identidade, do CPF e da carteira de trabalho. “É uma ótima iniciativa ter essa ação aqui no bairro onde moramos, pois, sem ela, eu teria de pagar pela emissão de documentos e ainda o pelo transporte para ir até o centro”, disse.
O eletricista Élcio Eifler, 39 anos, aproveitou a Ação Global para fazer a pré-inscrição para o curso de eletricista predial do Senai. “Estou otimista e acredito que com o curso terei mais chances de conseguir um trabalho melhor. Fico contente principalmente em poder fazer um curso de qualificação do Senai sem precisar ir até o centro da cidade, isso, sem dúvida, é um importante benefício”, disse ele, que mora no Bairro Vida Nova III.
A estudante Camila Maria dos Santos, 17 anos, contou que chegou às 7h30 ao Parque Tarsila do Amaral para emitir vários documentos, sendo a cédula de identidade um deles. “Eu vim tirar o RG, a carteira de trabalho, título de eleitor e CPF. É muito bom poder tirar todos os documentos em um só lugar e não precisar pagar nada”, disse a jovem, que mora no Bairro Tiradentes.