Durante a reunião desta segunda-feira (14), a CPI do Consórcio Guaicurus, instaurada na Câmara Municipal de Campo Grande, anunciou a data da primeira oitiva. Serão ouvidos dois especialistas indicados pela vereadora Luiza Ribeiro (PT): Gabriel Santos da Silva e a Professora Doutora Maria Lúcia Torrecilia.
“Ambos devem contribuir com informações importantes para o trabalho da CPI e, inclusive, subsidiar com dados e fatos o trabalho dos parlamentares, pois o usuário do transporte público tem experiência na pauta, e a professora especializada no tema traz dados técnicos e científicos que são essenciais nesse processo”, afirmou a vereadora.
Gabriel Santos da Silva, além de usuário do transporte coletivo, é especialista em mobilidade urbana e transporte público. Ele será ouvido na qualidade de testemunha sobre a prestação do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros, executado pelo Consórcio Guaicurus por meio de concessão do Município de Campo Grande.
Já Maria Lúcia Torrecilia é arquiteta e urbanista, professora titular da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia da UFMS (FAENG/UFMS). A expectativa é que sua oitiva traga informações técnicas e científicas sobre urbanismo, planejamento urbano e mobilidade, com foco no contexto do transporte coletivo público da capital.
A Comissão Parlamentar de Inquérito foi criada para investigar possíveis irregularidades na prestação do serviço de transporte coletivo na cidade, operado atualmente pelo Consórcio Guaicurus. As oitivas marcam uma nova etapa nos trabalhos da CPI, aprofundando a apuração com a escuta de especialistas e usuários.