Chico Leite
Nova viatura AP-2 que em breve estará sendo utilizada para segurança no aeroporto e Dourados
A Prefeitura de Dourados recebeu uma nova viatura para combater incêndios no aeroporto da cidade, e prepara aquisição de uma esteira de bagagens e sistema de ar condicionado para o saguão da estação de passageiros. Técnicos da SAC (Secretaria de Aviação Civil) testaram a viatura modelo AP-2, zero km, que chegou para o aeroporto Francisco de Matos Pereira. A viatura entrará em operação nos próximos dias.
A vistoria foi acompanhada pelo diretor do aeroporto, Juliano Domingos, pelo coordenador de Transportes Aéreos do Estado, Fabrício Alves Correa, e o comandante do Corpo de Bombeiros em Dourados, tenente-coronel Edson. É o Corpo de Bombeiros que opera a Sescinc (Seção de Combate a Incêndio) do aeroporto.
Segundo a prefeitura de Dourados, a viatura foi encaminhada para o Estado destinada ao aeroporto de Coxim, mas como o município ainda não tem aeroporto, pois aguarda recursos do Programa de Investimento em Logística e Aeroportos para as obras (o que deve demorar pelo menos três anos), o prefeito de Dourados, Murilo Zauith e o secretário de Planejamento, Luis Roberto Araújo, negociaram com o governador Reinaldo Azambuja sua destinação para a cidade.
O AP-2 antigo que operava em Dourados ficará a disposição do Estado para uso em outro aeroporto. A viatura reserva continua, um AC-4, que foi recebido no ano passado. Há também uma viatura de combate aos incêndios de pequeno porte, utilizada como carro de apoio. A Sescinc do aeródromo é de categoria 5, capaz de atender aeronaves de até 118 passageiros, como o Embraer 195.
Licitações
De acordo com a prefeitura, está em tramitação duas outras licitações. No dia 03 de agosto foi publicado no Diário Oficial do Município o edital de licitação para compra da esteira de desembarque de bagagens e a abertura das propostas será no próximo dia 14.
Já quanto ao processo de licitação do sistema de ar condicionado para o saguão da estação de passageiros, na primeira chamada em junho não houve interessados por conta do modelo do sistema. A Prefeitura está fazendo as mudanças no edital e lançará novamente.
Murilo havia adiado outros investimentos por conta da inserção do aeroporto de Dourados no PIL: Aeroportos, que é um projeto de 2012. Mas diante do atraso do governo federal o prefeito vai instalar na atual estação o sistema de ar condicionado e a esteira de recebimento de bagagens para garantir conforto aos passageiros até que fique pronto o novo terminal. Mesmo que o governo federal consiga licitar ainda este ano, a obra deve demorar pelo menos dois anos.