A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) pretende expor nesta segunda-feira (19) técnicas e experiências capazes de potencializar a produção da pecuária de leite do Estado através do projeto Balde Cheio. A apresentação ocorrerá durante o 11º Encontro Técnico do Leite que começou às 8 horas, no auditório do Sindicato Rural de Campo Grande.
Durante o encontro, a Agraer promove a apresentação do idealizador do Projeto Balde Cheio no País, o pesquisador da Embrapa Pecuária Artur Chinelato de Camargo, que apresentará para os produtores do Estado estudos de casos em que o programa trouxe viabilidade financeira à atividade, com baixos investimentos.
Para o secretário do Sindicato Rural de Campo Grande, Dênis Afonso Vilela, o projeto Balde Cheio é uma excelente ferramenta para a ampliação da produção de leite no Estado. Ele destaca que o programa voltado ao estímulo do uso de tecnologia, com assistência técnica direta já tem registrado casos de sucesso em todo o Estado.
“O produtor precisa conhecer estes avanços e ver que dá resultados, assim, ele buscará estas tecnologias para sua produção”, explica.
Programação
Organizado e promovido pelos produtores da Capital, com apoio do governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Agraer e Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), o evento também conta com a participação da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul), Senar/AR/MS e Sebrae.
Segundo a programação do 11º Encontro Técnico do Leite, o evento será aberto com o tema Nutrição e Mineralização para o Gado de Leite, que será conduzido pelo médico veterinário Fernando Pimon Passas. Na seqüência, o presidente da Comissão Nacional da Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Sant´Anna Alvim, discute a “Política e Mercado Nacional e Internacional para a pecuária de leite”.
Encerrando a jornada, o diretor-presidente da Iagro, Roberto Bacha, fará a palestra sobre Rastreabilidade e Brucelose. Bacha pretende evidenciar a crescente atenção às questões sanitárias, principalmente diante o cenário de crescentes barreiras comerciais impostas aos produtos agropecuários no mercado global. Mais informações no Sindicato Rural de Campo Grande: (67) 3341-2151. (Com Assessoria)