Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025


Cotidiano Sexta-feira, 22 de Outubro de 2021, 08:32 - A | A

Sexta-feira, 22 de Outubro de 2021, 08h:32 - A | A

Atenção

Alerta: Final de semana pode ter nova tempestade de areia em Mato Grosso do Sul

Tendência é que todo o Estado esteja em alerta para tempestades

Elaine Silva
Capital News

Mariam Kodjaoglanian Di Giorgio/Reportar News via WhatsApp

Temporal e tempestade de areia encobre Campo Grande

Tempestade de aereia em Campo Grande

Meteorologia aponta possibilidade de novo temporal de poeira ocorrer em Mato Grosso do Sul neste domingo (24). De acordo com o Climatempo, o tempo seco dos últimos dias no estado provocou queda na umidade do solo. O centro, norte e oeste do estado registram valores entre 10 e 40% de umidade em solo. O lençol freático está muito baixo e o solo superficial seca rapidamente. 

Mariam Kodjaoglanian Di Giorgio/Reportar News via WhatsApp

Temporal e tempestade de areia encobre Campo Grande

Tempestade de aereia em Campo Grande

 

 

A combinação destes fatores: chegada de temporal, vendavais, e solo seco gera a possibilidade da formação de nova nuvem de poeira, mesmo que de forma menos intensa que a observada na última semana.  Também informado sobre uma forte incidência de temporais gera risco iminente de vendaval e a possibilidade de levantamento de poeira novamente. Os modelos meteorológicos indicam 75mm para Campo Grande em poucas horas no domingo. De forma geral, o estado deve registrar entre 50 e 80 mm. 

 

Segundo a previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) há atuação de uma frente fria associada à passagem de um cavado e ao transporte da umidade que trará novas chuvas. Entre a noite/madrugada de sexta-feira e domingo há probabilidade de chuvas com tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento (50-100Km/h) devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão oriundo do Paraguai (baixa do Chaco), aliado ao avanço um sistema frontal e a passagem de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em superfície e médios níveis e ao transporte de umidade e calor.   

 

A tendência é que todo o Estado esteja em alerta para tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventuais queda de granizo. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS