Meteorologia aponta possibilidade de novo temporal de poeira ocorrer em Mato Grosso do Sul neste domingo (24). De acordo com o Climatempo, o tempo seco dos últimos dias no estado provocou queda na umidade do solo. O centro, norte e oeste do estado registram valores entre 10 e 40% de umidade em solo. O lençol freático está muito baixo e o solo superficial seca rapidamente.
A combinação destes fatores: chegada de temporal, vendavais, e solo seco gera a possibilidade da formação de nova nuvem de poeira, mesmo que de forma menos intensa que a observada na última semana. Também informado sobre uma forte incidência de temporais gera risco iminente de vendaval e a possibilidade de levantamento de poeira novamente. Os modelos meteorológicos indicam 75mm para Campo Grande em poucas horas no domingo. De forma geral, o estado deve registrar entre 50 e 80 mm.
Segundo a previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) há atuação de uma frente fria associada à passagem de um cavado e ao transporte da umidade que trará novas chuvas. Entre a noite/madrugada de sexta-feira e domingo há probabilidade de chuvas com tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento (50-100Km/h) devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão oriundo do Paraguai (baixa do Chaco), aliado ao avanço um sistema frontal e a passagem de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em superfície e médios níveis e ao transporte de umidade e calor.
A tendência é que todo o Estado esteja em alerta para tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventuais queda de granizo.