Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024


Cotidiano Terça-feira, 13 de Novembro de 2007, 17:17 - A | A

Terça-feira, 13 de Novembro de 2007, 17h:17 - A | A

Biodiesel de Dourados atrai investidores italianos

Dourados News

Nesta semana, uma das indústrias de biocombustíveis de Dourados, a Biocar, deve receber a visita de investidores internacionais da Aqua Group S.A. Holding, de Milão, Itália. O proprietário da Biocar, José Silva Carreiro, conta que Gian Carlo Luca vem da Itália para conhecer o trabalho da Biocar com interesse de investir pesado em Dourados.

Além disso, as pesquisas estão em estágio avançado para a produção de combustível a partir de plantas oleaginosas, como girassol e soja, ou também com óleo de fritura. De acordo com o proprietário, todos os testes foram bem sucedidos.

As novidades positivas não param por aí. "A agência do Banco do Brasil da Marcelino Pires, através do gerente Geraldo Salgado Ferreira, acaba de aprovar recursos para a Biocar provenientes do FCO ( Fundo Constitucional do Centro-Oeste)", comemora José Carreiro.

Esses investimentos na iniciativa privada vão afetar diretamente a agricultura familiar. O prefeito de Dourados, Laerte Tetila, afirmou que o sucesso da Biocar vai gerar dezenas de empregos e alavancar a produção dos pequenos e médios agricultores.

Diferente do que geralmente acontece com a cana de açúcar que arrenda áreas de grandes propriedades, os combustíveis a partir de oleaginosas diversificam a produção e no caso da Biocar, garantem a compra da produção dos pequenos agricultores.

José Carreiro exemplifica essa situação contando que em uma parceria com agricultores do assentado Itamarati, por exemplo, onde estão aproximadamente mil famílias com 2 alqueires cada, a produção será firmada em toda a área e as mil famílias terão contrato com garantia de compra, transporte e assistência técnica. "Vamos alavancar a agricultura familiar da grande Dourados", disse o empresário.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Ilton Ribeiro, destaca que a Biocar tem o perfil de indústria que Dourados quer abrigar, porque valoriza o desenvolvimento sustentável, onde o meio ambiente e a área social não são esquecidos frente aos rendimentos econômicos.

A Biocar será a primeira usina de biodíesel do Mato Grosso do Sul. A Usina está localizada no Distrito Industrial e começa a operar em breve, ainda em fase experimental. A área foi cedida pela Prefeitura e teve apoio do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS