A Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul) realiza o cadastro de jovens interessados em trabalhar no setor sucroenergético durante a Feira Caça Talentos Expo 2013, que será realizada durante os dias 9 e 10 de maio, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS).
Durante os dois dias de evento, a entidade conta com um estande, onde serão divulgadas as oportunidades de qualificação para atuar no setor em todo o Estado. No ano de 2012 o setor criou 30 mil empregos diretos, 90 mil indiretos e qualificou 2 mil pessoas.O evento tem expectativa de atrair pelo menos 2 mil pessoas, com a finalidade de colocar a disposição da comunidade informações sobre o mercado de trabalho, oferta de vagas e divulgação de cursos profissionalizantes.
Os cursos disponíveis para atuação no setor são: agente ambiental de resíduos sólidos, ajustador mecânico, almoxarife, assistente de planejamento e controle de produção, auxiliar administrativo, caldeireiro, desenhista da construção civil, desenhista mecânico, eletricista de automóveis, eletricista de linhas elétricas de alta e baixa tensão, fresador mecânico, lubrificador industrial, mecânico de máquinas agrícolas, mecânico de automóveis leves, mecânico de bombas hidráulicas e mecânico de máquinas industriais.
Também há cursos de mecânico de motores a diesel, operador de máquinas de usinagem convencionais, operador de máquinas e implementos agrícolas, operador de processos químicos industriais, soldador no processo eletrodo, torneiro mecânico, tratorista agrícola, eletricista industrial, instalador de tubulações industriais e traçador de caldeireira.
Mato Grosso do Sul é o estado em que os processos de plantio e de colheita da cana-de-açúcar são os mais mecanizados do Brasil, por isso, existe a necessidade de mão de obra qualificada, segundo a associação.