O município de Bonito, a 300 quilômetros de Campo Grande, recebeu na manhã desta quinta-feira (11), uma viatura contra incêndio em aeroporto, modelo AP1, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul. Esta é a terceira viatura entregue no Estado, sendo que as outras duas estão nos aeroportos de Dourados e Três Lagoas.
A viatura reforça a segurança do aeroporto de Bonito que foi reformada com recursos do Estado, no valor de R$ 180 mil. Segundo o governador André Puccinelli (PMDB), com o recebimento da viatura, o município de Bonito elevará o aeroporto local para da categoria 3, com capacidade para receber até 70 passageiros, para a categoria 5, aumentando a capacidade para 150 passageiros.
“Nós tomamos medidas práticas para ampliar o que já tínhamos, e com a elevação da categoria, além de fomentarmos a aviação no Estado, ampliaremos a nossa capacidade de receber turistas e, consequentemente, vamos gerar mais riqueza para o Estado”, destacou Puccinelli.
O coronel Ociel Ortiz, comandante geral do Corpo de Bombeiros, explicou que a viatura AP1 é de uso exclusivo em aeroportos e tem capacidade para 4,5 mil litros de água, 600 litros de lique geradores de espuma e 100 quilos de pó químico. “Como é de uso de aeroporto ele é da cor amarela, uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ele pode ser operado em movimento, com a possibilidade de seguir aeronaves. Para operá-lo é necessário um curso específico”, afirmou coronel Ortiz.
Segundo a titular da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Nilde Brun, a entrega proporcionará a Bonito receber a partir do mês de agosto mais dois voos fretados, aumentando o fluxo de turistas na cidade.
Para o prefeito de Bonito, Leonel Lemos, a viatura consolida o turismo no município, além de ser mais um grande passo em prol do próprio Estado. “Ampliaremos a possibilidade de receber mais voos de jato e ter mais segurança. E ainda, tudo isso somado às ligações asfálticas realizadas e estrutura do município, que a cada dia melhora, aumenta o fluxo de turistas e propicia a prestação de um serviço de qualidade”, frisou.
Durante a entrega da viatura contra incêndio também foi garantido ao Estado um veículo tanque para o abastecimento de aeronaves, que segundo o tenente-coronel do CBMMS, Nilvo Perlim, tem capacidade de 4 mil litros de querosene e irá atender dentro e fora dos aeroportos. “Ele ficará locado no aeroporto internacional e irá atender especialmente os 18 municípios gêmeos de MS e a região de fronteira”, explicou.