Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 04 de Abril de 2025



Cotidiano Terça-feira, 23 de Outubro de 2007, 16:53 - A | A

Terça-feira, 23 de Outubro de 2007, 16h:53 - A | A

Campanhas para arrecadação de sangue começam em novembro

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A unidade móvel do Hemosul (Centro de Hemoterapia e Hematologia do Mato Grosso do Sul) estará no mês de novembro coletando sangue em pontos distintos da Capital, isto é um incentivo àqueles que não podem ir até o centro homoterápico, para fazer a doação em um local mais próximo.

O hemosul vai atender, ainda sem data definida em três pontos da Capital, na Assembléia Legislativa, local de grande circulação por parte da população campo grandense, principalmente em dias de votação com participação popular, na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp), a campanha acontece nas duas unidades de Campo Grande, na Avenida Ceará e na Unidade Agrárias, (próximo ao Parque dos Poderes) e no Instituto Mirim.

Com a arrecadação o Hemosul pretende manter o estoque de sangue da capitala até a campanha do Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue,  que será realizada no dia 25 de novembro.

Estoque baixo

De acordo com a assessoria do Hemosul, os sangues do tipo A(-), B(-) e AB(-) estão com a quantidade baixa nos estoques da Hemorrede. O doador pode procurar umas da unidades de coleta da capital, no Hospital Regional, Santa Casa, ou o próprio hemosul.

Critérios básicos para doação de sangue

O doador deve levar um documento com foto, (RG, carteira de habilitação ou de trabalho), ter boa saúde; faixa etária entre 18 e 65, e pesar mais de 50 quilos; não pode estar em jejum; quem trabalha no período noturno deve descansar pela manhã e doar sangue após o almoço.

Não pode doar sangue quem teve hepatite depois dos 10 anos de idade; doença de chagas; homens ou mulheres com múltiplos parceiros sexuais, ou quem teve relações sem o uso de preservativo; pessoas que compartilham seringas no uso de drogas injetáveis; pessoas infectadas pelo HIV (Aids).

Devem aguardar, um ano, para doar sangue, os doadores que receberam transfusão de sangue, quem fez tatuagem, ou faz acupuntura. Mulheres que tiveram parto normal ou cesariana devem aguardar seis meses, mas se estiverem amamentando, só pode doar após a criança completar um ano. No caso de dengue, o doador deve saber se teve a doença do tipo clássica, e aguardar três meses para doar, ou seis meses no caso da dengue hemorrágica.

Após tomar as vacinas de BCG, Febre amarela e Sarampo, o doador deve esperar três semanas. 48 horas para Antitetânica. Um mês para Gripe, Hepatite B, Rubéola, Varicela e Anti-rábica preventiva e, se foi mordido, a espera é de um ano após a vacina.

As doações podem ser feitas a cada dois meses por homens, mas não deve doar mais de quatro vezes ao ano, e para as mulheres, a quantidade de doações não deve ser superior a três por ano, e o período entre as doações é de três meses.

No dia da doação, o doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, fumar 01 hora antes e após a doação, e deve evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.

No ato da doação são realizados Exames gratuitos de tipagem sangüínea, Doença de Chagas, Sífilis, Hepatite B e C, teste de Aids e HTLV.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS