As chuvas dos últimos dias em Corumbá já superam em 18% a média histórica para o período. Apenas durante a pancada de chuva na hora do almoço de segunda-feira (25), choveu em duas horas o equivalente a 44% do esperado para todo o mês: 53 mm (de acordo com registro na estação meteorológica automática instalada no prédio do Exército, pertencente ao Inmet, localizada no Jardim Universitário).
As informações são da meteorologista Balbina Soriano, pesquisadora da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Segundo ela, na estação do Aeroporto de Corumbá, naquele horário, foram registrados 49 mm. No Pantanal da Nhecolândia, onde a Embrapa Pantanal mantém uma estação meteorológica, enquanto a chuva castigava Corumbá, apenas 3,6 mm de chuva caía naquela área.
O período chuvoso começou em outubro e vai até março. A média histórica de chuva de outubro até fevereiro é de 710 mm. Mas até dia 26, terça, havia chovido 840, 4 mm em Corumbá.
No Pantanal, choveu de outubro até o dia 26 de fevereiro 863,7 mm. O esperado para o período era 751 mm, segundo Balbina. "Lá choveu 15% a mais que a média histórica", afirmou. (Com informações do Notícias MS)