Quase 30 cidades de Mato Grosso do Sul estão entre as que vão receber sinal 5G a partir de segunda-feira (5). As operadoras prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar, à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entidade vinculada ao Ministério das Comunicações, o licenciamento e ativação da tecnologia.
A informação foi divulgada nesta terça-feira (30) pelo Ministério das Comunicações, no entanto a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. A instalação depende do planejamento individual de cada prestadora.
Ao todo, são 19 unidades da federação contempladas. Em Mato Grosso do Sul as cidades com essa liberação são: Alcinópolis Amambai, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Camapuã, Cassilândia, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Coxim, Eldorado, Figueirão, Iguatemi, Japorã, Maracaju, Mundo Novo, Paranhos, Pedro Gomes, Rio Negro, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu.
Com essa liberação, serão 4.808 os municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone. Nessas cidades, vivem aproximadamente 197 milhões de brasileiros, o que corresponde a pouco mais de 92% da população do Brasil.
Para facilitar o acompanhamento pela sociedade, o Gaispi disponibiliza painel de dados apresentando os municípios em que a faixa de 3,5 GHz já se encontra liberada e, também, o planejamento aprovado pelo Grupo para as próximas liberações.
Os municípios com a faixa já liberada, as cidades, os bairros e a quantidade de estações licenciadas do 5G standalone na faixa de 3,5 GHz, bem como os aparelhos celulares certificados para uso de 5G, podem ser consultados nos dashboards disponibilizados no painel de dados da Anatel.
Quem recebe as transmissões pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências com o 5G. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento.
Mais informações podem ser obtidas no site http:www.sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800-729-2404.