De 27 a 30 de agosto, cerca de três mil pessoas de todas as unidades da Federação se reunirão no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, para participar da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg). Garantir o bem-estar desse público é uma prioridade para os organizadores do evento. "Nesta época do ano, o clima é muito seco em Brasília. É preciso ter cuidados especiais com a alimentação e beber muita água", ressalta Ana Carla Maurício, bombeira militar e coordenadora da equipe de saúde no evento.
Será montado um consultório médico com equipamentos, materiais de enfermaria e profissionais qualificados para atender eventuais emergências e haverá uma ambulância de plantão. Além disso, um contingente do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal estará à disposição do evento. Também estão sendo tomadas medidas preventivas contra a disseminação de vírus como o da gripe H1n1: gestantes eleitas para representar seus estados no evento nacional foram orientadas a não participar do evento.
Um plano operativo para orientações e acompanhamento aos participantes foi montado pelos ministérios da Justiça e da Saúde em conjunto com a Secretaria de Saúde do Governo do DF. A parceria garantirá a distribuição de materiais de campanha informativa sobre o vírus H1n1 e serão instalados recipientes de álcool em gel em pontos estratégicos do centro de convenções, como próximo aos sanitários e ao restaurante. Os bebedouros de água serão de galão e cada participante receberá uma caneca e uma garrafinha - uma iniciativa que visa aliar cuidado sanitário e ambiental. "Todos terão seu próprio copo e evitaremos o desperdício de materiais descartáveis", destaca Ana Carla.
Uma nutricionista irá supervisionar o cardápio de todas as refeições oferecidas nos quatro dias do evento. "Teremos uma comida leve e nutritiva. Os dias de trabalho serão muito intensos e não podemos descuidar", avalia Priscilla Oliveira, que coordenará a equipe de alimentação e bebidas da Conferência. Ao todo, cerca de 300 pessoas trabalharão na etapa nacional da 1ª Conseg, atuando em áreas como infraestrutura, mediação, metodologia, comunicação, atividades culturais e exposições, entre outras. (Com informações do MJ)