Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) seguiu com os combates durante à noite de sexta-feira (9) e madrugada deste sábado (10) para conter o incêndio próximo ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena, entre os municípios de Bonito e Jardim. “Durante a manhã de hoje estamos realizando um voo para monitoramento e obter informações mais precisas para avaliarmos a melhor estratégia a ser adotada, pois o foco de incêndio está em uma área de difícil acesso”, disse o Major André, Comandante da operação Panemorfi.
Segundo o Comandante da Operação, “as equipes têm encontrado dificuldade para acessar os pontos de incêndio, por isso estamos empregando duas aeronaves locadas pelo Governo do Estado.” De acordo com o Centro de Proteção Ambiental do CBMMS, nos últimos dois dias uma área de 2.700 hectares foi queimada. Conforme o Corpo de Bombeiros, na Operação Panemorfi estão empenhados 50 militares, 2 aviões, 11 viaturas e 2 embarcações.
Incêndio começou na noite de quarta-feira (7), e contou com equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e voluntários da cidade. Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, durante a operação, uma sucuri de pelo menos 5,5 metros foi encontrada pelo Corpo de Bombeiros neste domingo (11), militares que encontraram o animal afirmam que “é este o resultado de um incêndio florestal”. A origem do incêndio e as causas ainda são desconhecidas e serão investigadas.
Operação Panemorfi
Operação Panemorfi (Bonito em Grego) é a segunda operação especial de combate a incêndio florestal iniciada pelo CBMMS neste ano de 2021.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram