Defesa Civil de Mato Grosso do Sul divulgou um comunicado neste sábado (31), alertando para os riscos da baixa umidade do ar e os impactos à saúde da população. Conforme o alerta, durante esse período há mais risco da ocorrência de incêndios florestais e focos de queimadas em áreas urbanas e rurais. A umidade relativa do ar neste sábado, varia entre 14% e 26%.
A baixa umidade também pode ocasionar doenças pulmonares e dores de cabeça, por isso é recomendável que as pessoas evitem a prática de atividades físicas, consumo de bebidas diuréticas, usem hidratante para pele, umidifique o ambiente e beba bastante líquidos.
Meteorologista do Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), Valeska Fernandes ressalta as previsões para este fim de semana. “As temperaturas mínimas observadas foram de -0.6 em Nova Alvorada do Sul, -0.1 em Laguna Carapã, 0.3 em Sidrolândia e na Capital 3,5. A previsão para o final de semana é de tempo estável, firme e sem probabilidade de chuvas em grande parte do estado do Mato Grosso do Sul, apenas entre sábado e domingo que há probabilidade de pancadas de chuvas isoladas no extremo da região sudoeste.Além disso, há a probabilidade de ocorrência de geada, principalmente na região Sudoeste, sul da região pantaneira e sul da região leste”, explicou.