Em caso de catástrofes, incêndios e situações de emergência, a Defesa Civil conta com a ajuda de voluntários. Existem, atualmente, 1250 pessoas cadastradas como voluntários aqui em Mato Grosso do Sul. Para auxiliar em casos de urgência, é preciso estar preparado - por isso, a Defesa civil oferece um curso básico com noções de primeiros socorros, combate a incêndio e atendimento em acidentes com produtos perigosos.
O curso tem duração de 30 horas/aula com média de 30 participantes que depois de adquirir novos conhecimentos, recebem uma carteirinha que lhe confere aptidão para situações de emergência. Antes de terminar a capacitação oferecida, os futuros defensores civis, passam por duas simulações: acidente automobilístico e princípio de incêndio – todos com cinco vítimas. Dessa forma podem demonstrar na prática todo o conteúdo abordado.
Os últimos cursos foram realizados em Cassilândia e Mundo Novo que, ultrapassaram o número mínimo de participantes. Juntas, as cidades cadastraram mais 40 voluntários em uma semana. Esses novos agentes podem assumir o comando, em caso de emergência, até a chegada do Corpo de Bombeiros ou de Agentes Profissionais da Defesa Civil.
De acordo com o major Hudson Faria de Oliveira, secretário-executivo da Defesa Civil do Estado, o município é o agente responsável pela Defesa Civil. Portanto, é o executivo que deve solicitar capacitações para futuros voluntários e é na coordenadoria municipal que é feita a inscrição para participar como agente voluntário. (Defesa Civil)