Os dirigentes do Sebrae renovaram compromisso com Mato Grosso do Sul. A posse dos Conselhos Deliberativo Estadual e Fiscal e da diretoria executiva ocorreu na tarde de ontem e teve a presença do diretor técnico do Sebrae nacional, Luiz Carlos Barboza.
Segundo Luiz Carlos o Sebrae/MS tem função fundamental nas estratégias da instituição. “O Conselho do Sebrae/MS, formado pelas partes interessadas do Estado, como associações, bancos, universidade e governo, tem uma função fundamental que é traçar as estratégias da instituição, com o objetivo de gerar os resultados sustentáveis”,
A primeira reunião de trabalho de 2009 fez um balanço positivo dos dois últimos anos. Os conselheiros e a diretoria foram reconduzidos, tendo como, um dos novos integrantes, a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Célia Maria Oliveira, que já se comprometeu a garantir uma participação efetiva da instituição para dinamizar as ações que envolvam a universidade, empresas e a sociedade.
“Aumentar a atuação no interior do Estado, ampliar o acesso das micro e pequenas empresas a políticas públicas e promover a sua inclusão nas cadeias produtivas emergentes estão entre as nossas prioridades para 2009/10”, afirma o diretor superintendente Cláudio George Mendonça. Ele cita os arranjos produtivos locais e projetos como o Nascer Bem, Nikkei Dekassegui Empreendedor, Varejo em Ação e Turismo sem Fronteiras como sustentadores dessas prioridades aliados a outros programas desenvolvidos.
O Conselho Deliberativo do Sebrae/MS é composto por 11 entidades representativas dos setores econômicos do Estados: Associação das Microempresas do Estado de Mato Grosso do Sul (AMEMS), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (Faems), Federação da Agricultura do Estado de Mato Grosso do Sul (Famasul), Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecomércio), Federação das Industrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Serviço Brasileiros de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). No Conselho Fiscal atuam representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Fecomércio.