Começou nesta quinta-feira (16) o período de rematrícula dos alunos das Escolas de Educação Infantil (Emeis) de Campo Grande. Os pais ou responsáveis têm até 18 de dezembro para realizarem a rematrícula dos pequenos.
A primeira listagem dos alunos para as Emeis da Rede Municipal de Ensino (Reme) será divulgada em 1º de dezembro, com a efetivação da vaga na unidade destinada até 16 de dezembro. A segunda listagem será divulgada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), no dia 11 de janeiro, sendo necessário efetivar a vaga até 17 de janeiro.
Foram abertas 5 mil vagas para as Emeis, para o próximo ano letivo, conforme anunciado pela prefeitura de Campo Grande na última terça-feira (14), no lançamento da matrícula.
Conforme a prefeita Adriane Lopes, o lançamento da matrícula é a ação mais importante da Reme no ano. “A educação é prioridade na nossa gestão. Sem educação não tem como se falar em capital das oportunidades. Quando se ressalta o avanço econômico na nossa cidade, precisamos falar de educação. Estamos acelerando processos para fazer da Reme referência para o Brasil”.
O secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, afirmou que o lançamento da matrícula é um dos momentos mais importantes da educação como um todo. “Lançar a matrícula significa que a renovação para o próximo ano, acreditando que é dar sequência no processo de ensino e aprendizagem. Uma escola não é uma escola sem alunos. Este é o maior momento da Rede Municipal de Ensino”.
Ensino Fundamental
As matrículas para o Ensino Fundamental, começam apenas no dia 11 de janeiro. O cadastro deve ser feito pelo site Matrícula Online ou pelo telefone 0800 615 15 15.
Segundo a chefe da Central de Matrículas da SEMED, Adriana Cedrão, o telefone do 0800 agora aceita ligação por celular. “Isso era alvo de muita reclamação, porque quase ninguém mais tem telefone em casa, apenas celular”, destaca Adriana.
Ainda, Adriane anunciou a ampliação do prazo para o dia 16 de dezembro, em um sábado, para os pais que não têm condições de ir até a unidade escolar efetivar a matrícula durante a semana. "A gente atende de segunda a sexta-feira, mas este ano vamos oportunizar ao pai que não tem tempo durante a semana, o sábado de atendimento, no dia 16 de dezembro”.
Diretores
O lançamento da matrícula, realizado no último dia 14, contou com a participação dos diretores das 25 unidades escolares da Reme. Conforme a diretora da Emei Vó Fina, Cristiane Valdez, 95% dos alunos devem permanecer na unidade. “Os pais já nos procuraram dizendo do interesse na rematrícula. Temos 109 alunos na Escola do grupo 1 ao 3, em período integral e grupos 4 e 5, meio período”.
Segundo o diretor da Escola Municipal Professor Antônio Lopes Lins, Adão Luiz de Jesus Almiron, atualmente são 2.220 alunos matriculados. “O período de matrícula é organizado, fazemos uma escala que começa na educação infantil até o último ano. Temos avisos no mural da escola sobre a matrícula e envio de bilhetes pelos alunos, então é bem tranquilo”.
Na escola do Campo, Darthesy Novaes de Caminha, a diretora Osmarina Souza Aragão, diz que a unidade segue a normatização da SEMED. “A gente adequa conforme a região por causa da distância da escola, mas nossa prioridade neste período é na efetivação da matrícula”.