O boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (15) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul aponta 298 casos prováveis de dengue na segunda semana de 2025, dos quais 25 foram confirmados. Até o momento, não há registros de óbitos confirmados ou em investigação relacionados à doença. Selvíria aparece com alta incidência de casos, enquanto Jateí, Antônio João e Paraíso das Águas registraram média incidência.
Como medida preventiva, o estado segue com sua campanha de vacinação contra a dengue. Até agora, 121.872 doses do imunizante foram aplicadas, de um total de 207.796 doses enviadas pelo Ministério da Saúde. O esquema vacinal exige duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Inicialmente voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, a campanha foi ampliada temporariamente para incluir o público de 6 a 16 anos, conforme a disponibilidade de doses.
O boletim também trouxe dados sobre a Chikungunya, que registrou 205 casos prováveis e 3 confirmações no estado. Assim como na dengue, não houve óbitos relacionados à doença. A SES reforça a importância de medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de ambas as doenças.
A Secretaria de Saúde alerta a população sobre os riscos da automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, é fundamental procurar uma unidade de saúde para avaliação e atendimento adequado, reduzindo os riscos de complicações.