O prazo para solicitar a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 termina nesta sexta-feira (15), às 23h59. Os candidatos que não compareceram ao primeiro ou segundo dia de provas, em situações específicas, podem fazer o pedido através da Página do Participante no site do Inep. O pedido só é válido para quem foi afetado por problemas de saúde ou logísticos durante a aplicação das provas, ocorridos na semana anterior aos dias 3 e 10 de novembro.
O edital do Enem 2024 prevê que os candidatos que estiverem impossibilitados de comparecer às provas por estarem infectados por doenças como covid-19, sarampo, tuberculose, entre outras, ou que enfrentaram problemas logísticos, como desastres naturais ou falhas de infraestrutura no local da prova, possam solicitar a reaplicação. Para isso, é necessário enviar documentação comprobatória, que será analisada pelo Inep. Caso o pedido seja aprovado, as provas serão reaplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro.
Candidatos que alegaram indisposição ou problemas de saúde durante a aplicação das provas, mas não justificaram sua ausência conforme os critérios do edital, não têm direito à reaplicação. Além disso, os pedidos serão analisados individualmente, e a solicitação não garante automaticamente a reaplicação, que dependerá da aprovação do Inep.
A reaplicação das provas seguirá o formato tradicional, com 180 questões objetivas, divididas em dois dias. No primeiro dia (10 de dezembro), serão aplicadas as provas de redação, Linguagens e Ciências Humanas. No segundo dia (11 de dezembro), será a vez das provas de Ciências da Natureza e Matemática. O Inep também disponibilizará apoio para a inclusão de pessoas com deficiência, mas os recursos de acessibilidade para videoprova em Libras e leitores de tela não serão oferecidos nesta reaplicação.