O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou neste domingo (10) que a divulgação do gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será antecipada. A data inicial era 20 de novembro, mas o gabarito deverá ser publicado ainda nesta semana, com a confirmação pelo Inep, responsável pela aplicação do exame. Já os resultados finais estão programados para o dia 13 de janeiro de 2025.
No segundo e último dia de provas, 69,4% dos inscritos compareceram para responder às questões de ciências da natureza e matemática, um percentual ligeiramente inferior ao do primeiro dia. A abstenção total foi de 30,6%. Este ano, o Enem registrou um aumento significativo na participação de alunos de escolas públicas, que representaram 94% dos inscritos, impulsionados por políticas de incentivo, como a gratuidade das inscrições.
O ministro destacou que não houve incidentes graves que comprometessem a realização das provas, mas 1,9 mil participantes foram eliminados por desrespeitar as normas, como portar dispositivos eletrônicos. Os candidatos que enfrentaram problemas logísticos ou de saúde poderão solicitar a reaplicação das provas, que ocorrerá em 10 e 11 de dezembro.