Faltando apenas dois dias para o início do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) implementou novas medidas de segurança para evitar vazamentos de informações. As alterações ocorrem após um incidente em 5 de novembro de 2023, quando o tema da redação foi divulgado antes do horário permitido.
Para garantir a segurança, o Inep agora conta com a colaboração da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) na revisão dos protocolos e na capacitação da equipe de coordenação em segurança. A base de dados dos colaboradores foi entregue previamente à Polícia Federal para reforçar a prevenção contra fraudes e garantir a integridade do exame.
Além disso, foram adotadas novas estratégias de monitoramento junto à Polícia Federal e à Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e aprimorados os procedimentos da Rede Nacional de Certificadores (RNC). Também houve aumento no controle de dispositivos eletrônicos e mudanças nos critérios de seleção de pessoal, bem como a contratação de uma empresa especializada em gestão de riscos para auxiliar na segurança do certame.