As instituições privadas de ensino superior têm até esta segunda-feira (7) para confirmar participação na oferta de vagas remanescentes do Fies 2025/1. A etapa é obrigatória para faculdades que aderiram ao programa e ao Fundo Garantidor do Fies, e deve ser feita exclusivamente por meio do módulo “Fies Oferta” no Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), disponível com acesso pelo Login Único do Gov.br.
No sistema, devem ser informados dados detalhados dos cursos, como número de vagas, turnos, locais de oferta e valores das semestralidades. A participação é permitida somente a instituições que possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), conforme exigido pelo Ministério da Educação.
Após o prazo de hoje, entre os dias 8 e 11 de abril, as faculdades poderão verificar e corrigir as informações cadastradas. Além disso, o edital obriga as instituições a divulgar a participação no processo seletivo tanto em seus sites quanto em locais de grande circulação de estudantes, com detalhes sobre os cursos e vagas ofertadas.
A nova etapa do Fies é voltada exclusivamente a alunos já matriculados no curso, turno e local de oferta em que se inscreverem. Na fase regular do Fies 2025/1, foram disponibilizadas 67.301 vagas em instituições privadas, com mais de 493 mil inscrições feitas por 198.579 candidatos. O MEC deve divulgar em breve novo edital com regras e cronograma para as inscrições dos estudantes.