Campo Grande 00:00:00 Domingo, 23 de Fevereiro de 2025


Executivo Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2025, 17:41 - A | A

Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2025, 17h:41 - A | A

Novo Selo

Mato Grosso do Sul recebe selo “ouro” por compromisso com a alfabetização

O selo “ouro” foi concedido a 13 estados e ao Distrito Federal, incluindo Mato Grosso do Sul

Viviane Freitas
Capital News

Mato Grosso do Sul foi reconhecido com a classificação "ouro" no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, durante evento realizado em Brasília (DF), nesta segunda-feira (10). O selo foi criado para reconhecer os estados e municípios que se destacaram em suas políticas de alfabetização e é parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A premiação, que envolve 27 estados e mais de 4,6 mil municípios, é uma forma de reconhecer os esforços para garantir o direito à alfabetização das crianças.

Representando o governador Eduardo Riedel, o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, esteve presente para receber o prêmio ao lado de gestores educacionais e autoridades como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana. Em seu discurso, Daher destacou que a premiação é o reflexo do trabalho das escolas e o compromisso do estado com a qualidade da educação. "Parabéns aos envolvidos nessa conquista e pela dedicação das nossas escolas", afirmou.

O selo "ouro" foi concedido a 13 estados e ao Distrito Federal, incluindo Mato Grosso do Sul, que também teve 38 municípios premiados com a mesma classificação. Além disso, 20 municípios sul-mato-grossenses receberam o selo "prata" e três o selo "bronze". O objetivo do selo é reconhecer as iniciativas exitosas de gestão das secretarias de Educação na formulação e implementação de políticas e programas para assegurar a alfabetização.

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é parte do CNCA, que foi lançado em junho de 2023 e visa garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental até 2030. A premiação será realizada anualmente, e em 2025, haverá uma segunda fase do reconhecimento, focada no percentual de crianças alfabetizadas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS