O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome divulgou, nesta segunda-feira (17), no Diário Oficial da União, as metas para o Programa Fomento Rural em 2025. O programa oferece um recurso financeiro de R$ 4,6 mil para apoiar as famílias rurais mais pobres no desenvolvimento de seus projetos produtivos.
Para Mato Grosso do Sul, a meta é incluir 1.000 famílias no programa. De acordo com o Ministério, até julho de 2024, mais de 318 mil famílias foram beneficiadas, com destaque para as regiões Norte e Nordeste do Brasil.
A Portaria MDS n° 1.057, que estabelece as normas e metas de atendimento, foi assinada pelo ministro Wellington Dias. O programa combina o acompanhamento social e produtivo com a transferência de recursos, ajudando as famílias a melhorar suas condições de vida.
Para participar do programa, as famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único, ser residentes no meio rural e ter uma renda mensal inferior a R$ 218 por pessoa. O programa é voltado principalmente para famílias da agricultura familiar ou de comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas e extrativistas. Famílias beneficiadas pelo Bolsa Família também podem receber o Fomento Rural sem perder o benefício.