Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021, 15:05 - A | A

Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021, 15h:05 - A | A

Investimentos

Em Brasília, prefeito solicita investimentos para reativar a Malha Oeste

Marquinhos Trad debaterá projetos junto ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/PMCG

Em Brasília, prefeito solicita investimentos para reativar a Malha Oeste

Projetos que serão debatidos visam o desenvolvimento de Campo Grande

Cumprindo agenda em Brasília nesta quarta-feira (22), o prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD), debate junto ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas  projetos estruturantes que visam melhorar a competitividade logística da Capital, fundamental para novos investimentos.

 

De acordo com a administração municipal, Marquinhos irá reivindicar a reativação da Malha Oeste, ligação ferroviária de Corumbá a Bauru, passando por Campo Grande, e que se estende a Ponta Porã. Além do transporte ferroviário, o prefeito também defenderá a criação do porto seco na Capital, que se transformaria em um entreposto de exportação e importação. O tema foi debatido no último encontro entre o prefeito e o ministro da Infraestrutura, realizado no dia 11 de agosto, quando o ministro visitou Campo Grande para cumprir agenda oficial.

 

Divulgação/PMCG

Em Brasília, prefeito solicita investimentos para reativar a Malha Oeste

Ferrovia

“A Prefeitura concluiu a estrutura do terminal intermodal, às margens do macroanel. A volta dos trens viabilizará a conexão de três modais, rodoviário, ferroviário e aéreo no terminal “, enfatizou o prefeito.

 

Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese explica que a reativação da Malha Oeste é a alternativa mais viável, devido à alteração da Medida Provisória 1.075, que fixa um novo marco legal para o transporte ferroviário.

 

A Medida Provisória permite a construção de novas ferrovias por meio de uma autorização simplificada, que autoriza a liberação para a exploração de trechos sem operação. “Com a entrada em operação da fábrica de Celulose da Suzano em Ribas do Rio Pardo, em 2024, certamente haverá uma forte demanda de cargas, que torna o trecho viável economicamente”, comenta Rudi. Conforme a administração municipal, a concessionária que administrava a Malha Oeste desistiu do negócio.

 

A visita do prefeito a Brasília foi acompanhada de sua equipe técnica composta pela subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos, Catiana Sabadin, do secretário Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Rodrigo Terra; e do diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Janine Bruno.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS