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Cotidiano Segunda-feira, 28 de Novembro de 2011, 17:40 - A | A

Segunda-feira, 28 de Novembro de 2011, 17h:40 - A | A

Empresa afirma que investirá R$ 20 mi na linha férrea de MS

Marcelo Eduardo - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A concessionária responsável pela manutenção das linhas férreas de Mato Grosso do Sul, a América Latina Logística (ALL), informa que investirá R$ 20 milhões no Estado. O recurso é destinado especificamente para manutenção das vias permanentes.

Conforme a empresa, o objetivo principal é aumentar a produtividade e segurança na circulação de trens. A malha férrea do Estado é dividida em 13 trechos: são 900 quilômetros de Três Lagoas (no extremo leste) a Corumbá (extremo oeste). Os principais produtos transportados são celulose, cimento, minério, combustíveis e mercadorias de indústrias siderúrgicas (vindas de São Paulo, principalmente).

Em dezembro, a ALL pretende trocar 4 mil dormentes na linha férrea do Estado, além de realizar o nivelamento das vias e corrigir as bitolas – distâncias entre os trilhos – e a solda nas emendas dos trilhos.

Conforme assessoria da empresa, com mão de obra e material, a ALL investe cerca de R$ 2,5 milhões por ano em Mato Grosso do Sul. Em média, aproximadamente 350 dormentes por dia são trocados.

Para o novo gerente da ALL no Estado, Sinue Brondi, deve ser realizada uma maior movimentação de cargas. “O desafio é ampliar a movimentação de cargas com foco na segurança e na produtividade da operação”, aponta, via assessoria.

Ainda mediado pela assessoria, o coordenador da via permanente em Campo Grande, Rafael Vitorete Milanez, explica que para cada trecho da malha há um supervisor que faz rondas. “A cada 100 quilômetros existe um ou dois rondantes que fazem uma inspeção na malha férrea. Eles são os nossos olhos na linha”, afirma Milanez. As informações são inseridas no Sistema de Informação da Via (SIV), que gera um relatório.

Em todo o Brasil, a ALL possui 21,3 mil quilômetros de extensão: nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Na Argentina, possui linhas nas regiões do Passo dos Livres, Buenos Aires e Mendoza. Opera uma frota de 1.095 locomotivas, 31.650 mil vagões e conta com unidades localizadas em pontos estratégicos para embarque e desembarque de carga.

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