O Governo do Estado e a Fiems realizam nesta sexta-feira, a partir das 11 horas, no 6º andar do Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, encontro empresarial para tratar do desenvolvimento da infra-estrutura ferroviária brasileira e seus impactos em Mato Grosso do Sul. O evento contará com as presenças do diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Bernardo Figueiredo, que fará a apresentação da proposta de modernização do sistema ferroviária nacional.
Segundo Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes, secretário estadual de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, o sistema ferroviário nacional prevê basicamente a criação de um tronco cortando o País de norte a sul com alta capacidade de carga. “Desse tronco sairão os ramais alimentadores para os centros de produção do País, como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, e para os centros de controle de consumo e exportação, como São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro”, detalhou.
O secretário explica que o diretor-geral da ANTT vai apresentar essa concepção férrea, que será uma adequação das ferrovias existentes hoje. “No caso do Estado, a nossa ferrovia perdeu a capacidade de transporte por ser muito antiga e ter problemas geográficos e de infra-estrutura para poder atender a necessidades de logística estadual”, ressaltou.
No encontro empresarial, será debatida a alimentação desse tronco férreo por meio de uma ferrovia ligando Porto Murtinho (MS) a Panorama (SP) e quais as adequações que precisarão ser realizadas para que o sistema ferroviário nacional deixe de ser apenas um projeto e comece a ter algumas ações práticas. “Convidamos os prefeitos que serão atendidos por essa proposta, representantes da Câmara Federal e o senador Delcídio do Amaral para manter uma discussão construtiva que possa trazer para o Estado os avanços necessários para o nosso desenvolvimento”, disse Carlos de Menezes.
O encontro empresarial para tratar do desenvolvimento da infra-estrutura ferroviária brasileira e seus impactos em Mato Grosso do Sul ainda terá as presenças do governador André Puccinelli e do presidente da Fiems, Sérgio Longen. Representantes do setor empresarial do Estado também estarão presentes ao evento.
Serviço – O encontro empresarial será realizado no 6º andar do Edifício Casa da Indústria, que fica na Avenida Afonso Pena esquina com a Rua Engenheiro Roberto Mange, Bairro Amambaí, em Campo Grande. (Com informações da assessoria)
Por Alessandro Perin (www.capitalnews.com.br)