Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025


Cotidiano Sexta-feira, 27 de Fevereiro de 2009, 12:10 - A | A

Sexta-feira, 27 de Fevereiro de 2009, 12h:10 - A | A

Estado pode ter recorde habitacional em 2009

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O anúncio de incrementos na política nacional de habitação, garantia de investimentos próprios e as parcerias estabelecidas pelo governo do Estado com a União e as prefeituras podem fazer de 2009 um ano de quebra de recorde na construção de novas unidades habitacionais em Mato Grosso do Sul. A avaliação é do governador André Puccinelli (PMDB).

Um novo pacote para o setor de habitação, que será anunciado no próximo mês pelo governo federal, prevê a construção de um milhão de casas populares, até 2010, para famílias com renda de até dez salários mínimos.

O benefício pode garantir ainda mais casas a Mato Grosso do Sul, que já possui extensa parceria com a União em projetos de habitação popular, como o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, Crédito Solidário e PSH (Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social).

Com a construção de mais de 24,5 mil casas nos últimos dois anos e boas expectativas para o setor habitacional para os próximos dois, o governo do Estado elevou a meta de construção de 40 mil novas unidades habitacionais até 2010. Segundo o secretário Carlos Marun, o Estado trabalha agora na construção de 50 mil unidades.

O segredo para a crescente construção de unidades é a parceria. Antes mesmo do anúncio do novo plano, o governo do Estado está pronto para construir novos conjuntos para famílias de baixa renda nos municípios através do trabalho da Secretaria de Habitação.

“O Estado está pronto para construir quantas casas forem possíveis nos municípios. Mas é importante que as prefeituras viabilizem a parceria com a Secretaria de Habitação. A única contrapartida pedida é o terreno, que deve estar dentro da área de infraestrutura - rede de abastecimento de água, energia e asfalto. Arrumem quantos terrenos forem possíveis. O Estado e a União bancam as construções”, garantiu o governador.

Mas além de realizar o sonho de quem irá morar em uma delas, as casas garantem o emprego e a renda de milhares de trabalhadores do setor da construção civil.

“A construção de cada casa garante o emprego de cerca de seis trabalhadores por no mínimo seis meses. Investir na habitação possibilita a realização de sonhos. O de quem irá morar no lar e o do emprego de quem a constrói e garante o seu ganha pão”, afirma o governador André Puccinelli. (Notícias MS)

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS