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Cotidiano Terça-feira, 30 de Abril de 2013, 08:49 - A | A

Terça-feira, 30 de Abril de 2013, 08h:49 - A | A

Estrada de Ferro 267 passará por 7 municípios de MS

Karla Machado - Capital News (www.capitanews.com.br)

Além de Dourados, as cidades sul-mato-grossenses de Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Angélica e Deodápolis, serão contempladas com o traçado do ramal ferroviário, denominado Estrada de Ferro (EF) 267 que fará o percurso entre Estrela D’Oeste (SP), onde se bifurcará com a futura linha da Norte-Sul, passando por Panorama (SP), próximo ao Rio Paraná.

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB), vice-presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, disse que a presença de representantes deste município em Dourados, na próxima segunda-feira (6) será muito importante para a discussão dos interesses desses municípios. Nesta data, acontecerá uma audiência pública oficial, promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL).

A audiência pública acontecerá no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), com a presença de Geraldo Resende e de diretores das instituições promotoras do encontro, além de autoridades locais, estaduais e dos municípios que serão impactados.

O ramal ferroviário que será discutido na audiência pública faz parte do Programa de Investimentos em Logística (PIL), do governo federal, lançado em agosto do ano passado e que tem o objetivo de ampliar a escala dos investimentos públicos e privados em infraestrutura rodoviária, ferroviária, hidroviária, portuária e aeroportuária no Brasil.

Os estudos técnicos foram elaborados pela ANTT com a colaboração do corpo técnico do Ministério dos Transportes, especialmente da Secretaria de Fomento para Ações de Transportes, da EPL e da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A..

Em São Paulo, a ferrovia passará pelos municípios de Estrela D’oeste, Pontalinda, Dirce Reis, Sud Menucci, Peira Barreto, Ilha Solteira, Itapura, Castilho, Paulicéia, Santa Mercedes, Panorama e Santa Mercedes.

Ao longo das diretrizes de traçado será necessário transpor diversos cursos d’água, sendo que em sua maior parte, essas transposições deverão ocorrer por obras de arte correntes (bueiros), quando as descargas do projeto assim definirem. Outros cursos d’água mais expressivos serão transpostos através de pontes.

 

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