A coordenação da Expo-MS Industrial fechou a programação oficial da feira da indústria de Mato Grosso do Sul, que será realizada pela Fiems de 22 a 25 de maio, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), incluindo seminários, lançamentos, premiação e palestras com os mais variados temas relacionados com o setor industrial no Estado.
No caso das palestras, os destaques são para os temas “Gestão de Marcas”, com o consultor de gestão de marcas Marcos Machado, “O Brasil que dá certo”, com o consultor de empresas e conferencista formada pela Harvard University, Stephen Kanitz, e “Panorama e Perspectiva da Economia Brasileira e Global”, com o economista e ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega.
A palestra de Marcos Machado, será realizada no dia 23 de maio, às 19 horas, no auditório principal do Albano Franco, enquanto a palestra de Stephen Kanitz será, no mesmo dia, às 20 horas, e a palestra de Maílson da Nóbrega será no dia 24 de maio, também no auditório principal do Albano Franco, às 20 horas. Ainda no dia 23 de maio, às 14 horas, no auditório 3, está programada a palestra “Tecnologia da Informação – Um diferencial competitivo”, com o diretor-executivo da TOTVS/MS, Marcelo Ferreira. Também no dia 23, às 14 horas, no auditório 2, o Banco do Brasil falará sobre “Linhas de Crédito para Exportação”, com Margarete Colombo, “Internacionalização de Empresas”, com um consultor do Sebrae/MS, e “Novidades nas Linhas de Financiamento para as Empresas”.
Já às 16 horas, no auditório 3, o presidente do Sindicer/MS, Natel Moraes, abordará “O setor de Cerâmica Vermelha no Estado” e, às 17 horas, será a vez do assessor-técnico e da qualidade da Anicer, Edvaldo Costa Maia, falar sobre “Alvenaria Estrutural com Blocos Cerâmicos”. Também às 16 horas, no auditório 1, começa o seminário “Novas Fronteiras de Mato Grosso do Sul”, que terá os painéis “Florestal”, com o diretor-executivo da Reflore, Dito Mário, com diretor da Ramires Reflorestamento, Luiz Calvo Ramires Júnior, e com o diretor do Grupo Polifer, Getúlio Ferreira Junior, “Sucroenergético e Biomassa”, com o presidente da Biosul, Roberto Hollanda, e “Energias Alternativas - Uma abordagem sobre a sustentabilidade em processos industriais”, com a analista de gestão ambiental Ana Paula Fittipaldi.
No auditório 4, às 17 horas, tem a palestra “Energia Social para Sustentabilidade Local’, com a responsável pela sustentabilidade da ETH Bioenergia, Carla Pires, enquanto, às 18h30, no estande da Prefeitura Municipal de Dourados, o prefeito Murilo Zauith assinará termo de cooperação com o segmento metalmecânico de Dourados. Já no dia 24 de maio os eventos da Expo-MS Industrial iniciam-se, às 14h30, no auditório 2, com os lançamentos do Cine Sesi Cultural em mais 14 municípios de Mato Grosso do Sul e das provas seletivas para a Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações nas cidades do interior do Estado, enquanto, às 15 horas, no auditório 4, será realizada a cerimônia de premiação do Prêmio IEL de Estágio.
Às 16 horas, no auditório principal, tem o seminário sobre Comércio Exterior, quando será lançado o Programa Setorial Al Invest - Metalmecânico e Móveis, pelo diretor de desenvolvimento industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Carlos Eduardo Abijaodi, detalhada a Zona de Processamento de Exportação, com o secretário-executivo do CZPE do MDIC, Gustavo Saboia Fontenele, e explicado o Programa MS Sem Fronteiras - Oportunidades de Negócios no Paraguai e na Bolívia, com o economista, consultor governamental e empresarial Carlos Schlink Ruiz, e com a secretária-executiva do Conselho Nacional de Indústrias Maquiladoras de Exportação do Paraguai, Raquel Ramirez.
LOGÍSTICA
No auditório 3, no mesmo horário, tem o seminário “Logística - Mato Grosso do Sul”, quando será lançado o Projeto Centro-Oeste Competitivo – Logística, com a realização das palestras “Gargalos e Perspectivas da Logística na Região Centro-Oeste”, com o consultor especializado em logística Renato Casali Pavan, e “Novos Projetos de Logística para o Mato Grosso do Sul”, com o deputado federal Edson Giroto. Ainda no auditório 3, porém às 18 horas, tem as palestras “Incentivos Fiscais em Mato Grosso do Sul”, com a secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, “Plano de Ação da Sudeco”, com o diretor-superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado, e “FCO”, com a coordenadora-geral da superintendência do FCO, Helen Cássia Nunes e Silva.
No último dia da Expo-MS Industrial, 25 de maio, no auditório 4, das 14 ás 17 horas,o Sinduscon/MS promove palestra sobre “Revisão da Norma de Desempenho e Desenvolvimento Tecnológico - NBR15575”, com o diretor de engenharia da Tecnisa, Fábio Villas Boas, com o engenheiro de desenvolvimento tecnológico da Tecnica, Luiz Henrique Manetti, com a superintendente do Centro Cerâmico do Brasil (CCB), Ana Paula Menegazzo, e com o engenheiro responsável pelo Laboratório de Componentes e Sistemas Construtivos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Cláudio Mitidieri.
Às 14 horas, no auditório 2, tem o lançamento do Programa Senai de Qualificação para a Indústria, enquanto, às 15 horas, no auditório principal, tem o seminário a palestra sobre “Reforma Tributária e Incentivos Fiscais”, com o contador e especialista em gestão de tributos, Dov Gilvanci, e o advogado e especialista em Direito Tributário, Ari Raghianti. Também às 15 horas, no auditório 3, tem a apresentação sobre “Cigam Mobile: Ubiquidade na Tomada de Decisão", com o diretor-executivo da CIGAM Software de Gestão, Ricardo Teixeira.
No auditório 2, às 16h30, tem o seminário “Gestão Sócio Ambiental”, com a apresentação do “Plano Nacional de Resíduos Sólidos”, por representante Coema da Fiems, e a realização das palestras “Logística Reversa das Embalagens Vazias de Agrotóxicos”, com o coordenador de operações do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) para os Estados de MS e AC, Hamilton Rondon Flandoli, e “Adubação Sustentável”, com o diretor da Organoeste, Ricardo Sérgio Pereira. Das 17 às 19 horas, no auditório principal, tem as palestras do “Setor Moda” com os temas “Selo Qual”, com o gerente de infraestrutura da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Cofecção), Sylvio Napoli, e “Negócio da Moda”, com o gerente de moda e designer da ABIT, Evilásio Miranda.
Para as 19h30, no auditório principal, tem a entrega da Medalha Mérito Industrial, enquanto, logo em seguida, às 20 horas, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, fará a entrega da 2ª edição do Prêmio MS Industrial de Jornalismo, tendo como cerimonialista o jornalista Heraldo Pereira, da Rede Globo. Após a premiação, Sérgio Longen fará o lançamento do “MS Industrial em Números”, publicação do Sistema Fiems com os dados dos setores produtivos do Estado, encerrando a 3º edição da Expo-MS Industrial. (Fonte: Assessoria da FIEMS)