O presidente da Fiems – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul -, Sérgio Longen, discutiu, na tarde desta sexta-feira (04/04), em reunião com o secretário estadual de Habitação, Carlos Marun, na Casa da Indústria, a possibilidade de uma parceria com o Governo do Estado para qualificar dez mil trabalhadores da área da construção civil, sendo cinco mil em Campo Grande e cinco mil no interior.
Segundo o presidente do Sinduscon/MS (Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção de Mato Grosso do Sul), Jary de Carvalho Castro, que também participou da reunião, desde o ano passado o setor da construção civil no Estado apresenta um crescimento considerável e não há mão-de-obra qualificada para atender à demanda. Por isso, completou, o presidente da Fiems busca uma parceria com o Estado para atuar na qualificação dos trabalhadores para o setor.
Ao fim da reunião, Carlos Marun mostrou-se interessado na concretização dessa parceria e ficou de trazer na próxima semana uma posição do governador André Puccinelli (PMDB). Ele também disse que, durante a semana, pretende buscar apoio dos secretários estaduais Tânia Mara Garibe (Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária) e Edson Girotto (Obras Públicas) para conseguir recursos para que o Sistema Fiems possa qualificar a mão-de-obra do setor da construção civil.
Além do presidente da Fiems, Sérgio Longen, e do presidente do Sinduscon/MS, Jary Castro, também participaram da reunião com o secretário Carlos Marun o 1º vice-presidente da Fiems, Alonso do Nascimento, e o diretor da Fiems, Kleber Recalde.