A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Campo Grande registrou uma leve queda em fevereiro, marcando 104,5 pontos, contra 104,9 pontos em janeiro. O índice foi divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta quarta-feira (21).
Quatro dos sete indicadores apurados apresentaram resultados negativos, com destaque para o "momento para duráveis", que teve a maior queda de -3,3%. Segundo Regiane Dedé, economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS, esse comportamento é esperado, pois nos primeiros meses do ano as famílias lidam com compromissos financeiros como impostos e despesas com educação, além de estarem ainda se recuperando dos gastos de fim de ano.
Entre os dados positivos, o nível de segurança no emprego se destaca, com 41,9% das pessoas afirmando se sentir mais seguras no trabalho em comparação ao ano passado. Além disso, 53,3% têm expectativas mais otimistas sobre sua situação profissional em relação a fevereiro de 2024.
A pesquisa do ICF é realizada nos últimos dez dias de cada mês, com dados de fevereiro coletados entre os dias 21 e 31 de janeiro. O ICF é um indicador importante para avaliar as expectativas do consumidor e auxilia na formulação de políticas econômicas e decisões empresariais.